Fabricação do EcoLápis

 
 

Para entender melhor o processo de plantação de madeira e fabricação do EcoLápis - que tem início em Prata (MG) e é finalizado em São Carlos (SP), onde ficam as fábricas - acompanhe as etapas do ciclo do EcoLápis.

 

Fabricação de minas

 

Minas coloridasA fabricação das minas coloridas é feita exclusivamente pela Faber-Castell, com matérias-primas como pigmentos, aglutinantes, cargas inertes e ceras. Esses ingredientes são misturados até formar uma massa macia, que será prensada em máquinas extrusoras, de onde sairão em formato de espaguete.

 
 

As minas são cortadas no tamanho certo dos EcoLápis, passam por um processo de secagem, para só depois serem coladas às tabuinhas. Todas as matérias-primas utilizadas na fabricação do EcoLápis de cor Faber-Castell são rigorosamente testadas em laboratórios próprios e em institutos independentes, garantindo a ausência de elementos tóxicos e atestando a qualidade Faber-Castell.

 
 

Minas de grafiteA fabricação das minas de grafite segue um processo semelhante ao das minas coloridas, mas com matérias-primas diferentes. Para a mina de grafite, usa-se uma mistura de argila tratada (semelhante à usada na fabricação de cerâmicas) com grafite moído, obtendo-se uma massa que é prensada da mesma forma que a mina colorida.

 

O processo de corte e secagem é o mesmo. Após a secagem, no entanto, as minas são submetidas a um processo de queima em forno de alta temperatura, passando posteriormente por uma etapa de tratamento com gordura.

 

As minas de grafite são fabricadas em 14 graduações:

 
 
© 1761-2014 Faber-Castell | Última Atualização: 25.09.2012