Dúvidas freqüentes - Marcador Permanente

 
 

A tinta de Marcador Permanente adere em aço?

Sim, desde que a superfícies esteja limpa e seca. Em superfícies não porosas, a tinta poderá ser removida com álcool ou sob intenso atrito ou abrasão.

 

Como fazer a remoção de Marcador Permanente de plástico?

A tinta do marcador permanente tende a penetrar em superfícies porosas e a remoção da tinta desse tipo de superfície nunca é completa. O que acontece é que, quando aplica-se álcool (solvente da tinta) nessas superfícies para a remoção da tinta, esta se dilui e se espalha, podendo deixar manchas. A recomendação é que sempre se faça um teste em uma pequena parte da superfície antes. Não indicamos outro tipo de solvente a não ser álcool, para que a peça não seja danificada. Acetona ou removedor de esmalte de unhas podem atacar o material, trazendo prejuízo à peça (dissolução superficial, perda de brilho, etc).A Faber-Castell não garante que o produto pode ser removido não se responsabiliza por produtos danificados ao se tentar a remoção.

 

Como remover Marcador Permanente do quadro branco e da madeira?

O Marcador Permanente não é indicado para se utilizado em quadro branco, para essa finalidade indica-se o uso do Marcador para Quadro Branco.Para remover do quadro branco somente passar um pano com álcool. Em superfície de madeira não é possível remover, pois é muito porosa e a tinta penetra na mesma. Se a madeira possui um acabamento como verniz, pode-se tentar remover a tinta com álcool, mas deve-se fazer um teste em uma pequena área para ver se a tinta não irá se solubilizar e se espalhar, diminuindo a intensidade, porém, aumentando a região machada.A Faber-Castell não garante que o produto pode ser removido não se responsabiliza por produtos danificados ao se tentar a remoção.

 

Como remover as manchas do marcador permanente de móveis encerados?

Pode-se remover o excesso de tinta com álcool. Para as manchas mais profundas recomenda-se o seguinte procedimento: remova a cera do móvel, remova as manchas de tinta com removedor, querosene ou aguarrás e, por último, encere o móvel novamente. De preferência, a operação deve ser feita por um profissional. A Faber-Castell não garante que a mancha será removida e não se responsabiliza por danos que possam ser causados na tentativa de remoção da mesma.

 

Como remover as manchas do marcador permanente de peças de mármore?

Para retirar as manchas recomenda-se o seguinte procedimento: remova o excesso de tinta com álcool, utilize água sanitária sobre a superfície manchada, e depois deixe a peça exposta ao sol por alguns minutos. As manchas podem não ser removidas completamente devido à porosidade do mármore. A Faber-Castell não garante que a mancha será removida e não se responsabiliza por danos que possam ser causados na tentativa de remoção da mesma.

 

Como remover as manchas de marcador permanente de metais?

Uma sugestão para remover as manchas dos metais é a utilização de álcool sobre a superfície manchada. A Faber-Castell não garante que o produto pode ser removido e não se responsabiliza por danos causados na superfície de materiais na tentativa de remover marcas do marcador permanente.

 

Como remover as manchas do marcador permanente de paredes?

É recomendável utilizar-se álcool. As paredes pintadas com tinta acrílica possuem uma absorção maior e, por isso, é possível que as manchas não saiam totalmente. A Faber-Castell não garante que a mancha será removida e não se responsabiliza por danos que possam ser causados na tentativa de remoção da mesma.

 

O marcador permanente pode ser utilizado em isopor?

Sim, desde que não haja contato com a umidade.

 
© 1761-2016 Faber-Castell | Última Atualização: 19.10.2012