Carbono Neutro

Na luta contra as alterações climáticas, reduzir as emissões através da economia de energia é uma medida importante na indústria. Através de um estudo científico, a Faber-Castell foi certificada por estar ajudando a estabelecer o equilíbrio climático em todas as unidades de produção do mundo, desde 2010. Com as florestas da empresa no Brasil, somos uma das poucas empresas no setor que possuem o status de empresa neutra em emissão de carbono com nossas próprias florestas.


Emissão de Carbono da empresa

Um estudo científico mediu o total de emissões de dióxido de carbono, resultante diretamente ou indiretamente das atividades desempenhadas pela empresa no mundo todo. Esse estudo vem ganhando importância ao longo dos últimos anos, pois constitui uma ferramenta muito útil para mensurar o impacto das atividades da empresa no clima. A emissão de carbono da Faber-Castell vem sendo calculada em cooperação com institutos externos, desde 2009. Para realizar esse cálculo, as emissões são divididas em três escopos diferentes de emissões de gases de efeito estufa, com base na "Norma de Notificação e Contabilidade Empresarial" da "Iniciativa do Protocolo de Gases de Efeito Estufa" (Protocolo GHG), e, em seguida, são calculadas e analisadas. A quantidade total emitida de gases de efeito estufa do Grupo Faber-Castell, de acordo com o escopo 1, 2 e 3 foi estimada em 35.876 t de CO2, equivalente ao ano comercial de 2013/14. No ano anterior (2012/13), o total era de 32.868 t de CO2. O aumento nas emissões ocorreu em decorrência do aumento da demanda por produtos, a nível internacional, e o aumento da produção de EcoLápis de madeira.

A reserva de CO2 no Brasil

Estamos contribuindo de forma positiva para a proteção do clima por meio das florestas que foram plantadas no Brasil, há mais de três décadas. Durante a fase de crescimento do pinus plantado para a produção e, aproximadamente, um terço das florestas nativas que permanecem intocadas, removem considerável volume de CO2 da atmosfera. Um estudo científico realizado por TÜV Rheinland® em 2012, confirmou que as florestas da Faber-Castell em Prata/MG estão ajudando a reduzir os gases de efeito estufa com a absorção equivalente a mais de 900.000 t de CO2. Elas, portanto, absorvem, significativamente, mais CO2 do que a empresa emite anualmente a nível global. Na área das geociências, o termo reserva de CO2 refere-se a uma reserva que absorve carbono de forma intermitente ou permanente e o armazena na biomassa ajudando, assim, a combater o aquecimento global

Veja Também:

Projetos florestais sustentáveis na América Latina

Possuímos nossos próprios programas de produção de madeira para a fabricação dos EcoLápis no Brasil e na Colômbia, garantindo o abastecimento sustentável desse recurso.

Saiba Mais

Compromisso Social

Nos comprometemos a gerar mais oportunidades de trabalho e melhorar as condições de trabalho recomendadas pela Organização Internacional do Trabalho (ILO).

Saiba Mais

Uso sustentável de recursos

A madeira é matéria-prima fundamental para a produção de lápis grafite e de lápis de cor.

Saiba Mais

Faber-Castell no Instagram

@faber_castell_br