Dicionário do meio ambiente

 

O que é erosão?


A erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem. A erosão faz com que apareçam no terreno atingido; sulcos, que são pequenos canais com profundidade de até 10 cm, ravinas, que tem profundidade de até 50 cm ou voçorocas que possuem mais de 50 cm de profundidade. O controle da erosão é fundamental para a preservação do meio ambiente, pois o processo erosivo faz com que o solo perca suas propriedades nutritivas, impossibilitando o crescimento de vegetação no terreno atingido e causando sério desequilíbrio ecológico.

 

Foto: Ronaldo P. de Oliveira

Voçoroca.

 

Foto: Ronaldo P. de Oliveira

Processo erosivo controlado.

 

As áreas hoje ocupadas pelo plantio da Faber-Castell, herdaram processos erosivos que surgiram quando o terreno ainda era ocupado por pastagens. Com o objetivo de manter compromisso de manejar corretamente seus parques florestais, a Faber-Castell procura controlar e prevenir a erosão, através da avaliação e do planejamento da utilização do solo.

 

Nos parques da Faber-Castell foram cadastrados 66 processos erosivos, dos quais 62 já estão controlados e 11 estão em processo de contenção.