Lojas

Compromisso Social

Alinhados ao princípio de "Honorável Mercador", nos comprometemos com valores e regras fixos e assumimos a responsabilidade por nossas ações.
A Fundação de Recursos para a Infância da Faber-Castell apoia projetos humanitários de ajuda à crianças, especialmente em países emergentes e em desenvolvimento.
Queremos despertar habilidades criativas: escrever e desenhar à mão é essencial para o desenvolvimento de habilidades motoras finas e habilidades cognitivas.
Estamos comprometidos em nossa Carta Social com igualdade de oportunidades, igualdade de tratamento e proibição de trabalho infantil em todo o mundo.

Social

O sucesso corporativo da Faber-Castell é baseado em relações justas e confiáveis com funcionários, parceiros de negócios, clientes e fornecedores. Esses valores não só são praticados na empresa há muitas gerações, mas também são os princípios do "Honorável Mercador", um modelo que remonta à Idade Média, que ainda é relevante séculos depois. O comerciante honrado está comprometido em aderir a valores e regras, mas também cria as condições para ações honrosas e assume a responsabilidade por elas. Durante séculos, a Faber-Castell vive a filosofia corporativa de justiça, transparência e respeito. Isso inclui, em particular, tratar bem seus funcionários.

Faber-Castell Social Charta

Em março de 2000, a Faber-Castell e o sindicato IG Metall ratificaram um acordo que se aplica a todos os países. A carta social Faber-Castell é uma das primeiras do gênero com um escopo tão amplo. A empresa se compromete voluntariamente a garantir, em todas as suas subsidiárias, os termos de emprego e condições de trabalho recomendados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Carta inclui, entre outras coisas, uma proibição do trabalho infantil, uma garantia de condições de trabalho seguras e higiênicas e também a igualdade de oportunidades e tratamentos, independentemente de raça, religião, gênero ou nacionalidade. Um comitê independente verifica regularmente se os termos estão sendo cumpridos. Como uma das mais antigas empresas industriais do mundo, a Faber-Castell há muito tempo mostra um alto grau de compromisso social. Já em meados do século XIX, estabeleceu vários benefícios sociais para seus funcionários e dependentes, incluindo um dos primeiros planos de seguro de saúde empresariais e um dos primeiros jardins de infância na Alemanha; também fundou escolas e construiu moradias para os operários.

Charitable Trust para crianças

Atualmente, o bem-estar das crianças tem uma imprtância particularmente importante para a Faber-Castell. Por esse motivo o Conde Anton Wolfgang von Faber-Castell (8ª geração da família) estabeleceu uma fundação para crianças em 2001. Desde então, vem apoiando projetos humanitários de ajuda infantil, por exemplo, em jardins de infância, escolas, hospitais infantis e orfanatos, sobretudo em países em desenvolvimento. O projeto "Little Flower", por exemplo, é dedicado ao atendimento e apoio a pacientes jovens e adultos em uma pequena vila no norte da Índia. Graças a doações da Fundação para o Fundo Infantil Conde de Faber-Castell, beliches froam construídos, colchões comprados e os móveis melhorados. Materiais de ensino também puderam ser adquiridos.

Apoio ao desenvolvimento criativo 

A letra influencia atividades neuronais

Especialmente de forma precoce a escrita estimula as crianças no seu desenvolvimento em diferentes níveis. Vários estudos mostraram que existe uma conexão entre a escrita e a atividade neural, que teve uma influência positiva em vários aspectos relacionados à criatividade, habilidades motoras finas e capacidade cognitiva. No que diz respeito às habilidades cognitivas, essa prática pode aumentar a atividade cerebral, fornecendo assim uma base para o desempenho aprimorado e tem um impacto nas habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico. Um estudo do doutor George Early, publicado pela Associação Americana de Psicologia, mostrou que os alunos da primeira série que sabiam escrever em letras cursivas obtinham melhores notas do que aqueles que não sabiam.

Academia Faber-Castell

A academia da empresa permite às pessoas treinar e viver a própria criatividade de uma maneira muito abrangente. É uma instituição de ensino superior privada para arte, design e literatura na sede da empresa em Stein. Com quase 2.500 metros quadrados, oferece às pessoas uma ampla gama de oportunidades de treinamento e educação continuada. Fiel ao lema “Incentivar a criatividade ao longo da vida”, o programa Faber-Castell Academy começa com os mais novos. Na escola de arte para jovens, concebida de acordo com fatores pedagógicos especiais, crianças e jovens são motivados a desenvolver sua personalidade e sua própria criatividade além do caminho educacional da escola. O conceito da Academia Faber-Castell também inclui um extenso programa de educação e estudo para adultos nos campos de belas artes, ilustração, literatura, bem como terapia de arte e design.

Saúde & Segurança

Contamos com um programa voltado para minimizar o risco através da “Gestão de mudanças” e “Observação Comportamental”, estimulamos o senso crítico e a conscientização de nossos funcionários para segurança e saúde no trabalho. Também são realizadas avaliações constantes dos postos de trabalho por meio de laudos ergonômicos, a fim de verificar e proporcionar melhorias que envolvem desde procedimentos de revezamento, pausas e postura adequada até a iluminação do ambiente de trabalho." Temos também atendimento de enfermagem e médico assistencial/ ocupacional, que tem como objetivo realizar campanhas para estimular os funcionários a se cuidarem cada vez mais, e assim terem uma saúde e uma vida melhor dentro e fora do ambiente de trabalho.

Instituto Faber-Castell

Por muitos anos, a Faber-Castell trabalha em estreita colaboração com as comunidades locais para permitir que a população participe do sucesso econômico da empresa, especialmente em mercados emergentes, fornecendo um sistema de apoio e medidas educacionais. A Faber-Castell Brasil também ajuda seus funcionários a reconhecer sua responsabilidade pela sociedade. Para cada real brasileiro doado por funcionários, a empresa investe a mesma quantia novamente para aumentar o fundo de doações e apoiar especificamente as comunidades onde a necessidade é maior. Em grande medida, os funcionários também estão envolvidos nas comunidades de forma voluntária.

Quadra Poliesportiva da Comunidade Julião, em Manaus.
Creche Dallela Tannus Prata/ MG
Assistência financeira para uma creche local em Prata para cerca de 160 crianças até 6 anos de idade. Atualmente, as crianças são supervisionadas por 17 cuidadores.

Madre Cabrini São Carlos / SP
Projeto de atendimento pós-escola em São Carlos, com cerca de 120 crianças de 6 a 14 anos. As crianças que frequentam esse projeto são provenientes de contextos que os tornam vulneráveis à pobreza, violência doméstica e outros tipos de abuso. Eles são atendidos por 9 funcionários permanentes e 20 voluntários. Com o objetivo de proporcionar educação aos familiares das crianças atendidas, no período noturno são oferecidos cursos de Jovens e Adultos (EJA).

ADEFAV São Paulo/ SP
Essa ONG que tem como objetivo a inclusão social e educacional de pessoas com surdocegueira, deficiência visual e múltipla por meio de serviços intervenção, reabilitação, capacitação e acompanhamento familiar. Atende 45 crianças com deficiências múltiplas de 0 a 18 anos é mantida através de doações de pessoas físicas e Empresas Privadas. E com o apoio da Faber-Castell reformou a piscina e revitalizou o prédio.

Comunidade Julião Manaus/ AM
Esta comunidade está localizada na margem do Rio Negro, a 30 minutos de barco de Manaus. No local vivem 60 famílias vivendo aqui, que dependem principalmente do programa de assistência social do governo, o “bolsa família”. Cerca de 40 crianças de 3 a 12 anos frequentam a escola estadual e a maioria termina a educação infantil na 5ª série. O apoio financeiro da Faber-Castell ajudou a construir uma quadra poliesportiva com banheiros e uma área multiuso.

Time de colaboradores voluntários da Faber-Castell

“Pintando um Voluntário”, projetos de lei de incentivo fiscal e doações

Contamos também com ações no Brasil que vão além de nosso Instituto, expandindo ainda mais o nosso impacto e preocupação social: Temos um programa de voluntariado - o “Pintando um voluntário” - que através da ação de seus membros realiza ações que vão desde pinturas prediais até a doação de brinquedos de Natal para crianças.

Apoiamos projetos por meio da lei de incentivo fiscal, beneficiando 80 entidades em 2019 e atingindo um público de mais de 8.000 pessoas em projetos como com a fundação Dorina Nowill, o Projeto Guri, o Orienta a Vida e o Instituto Superação, e realizamos a doação de milhares de produtos anualmente para diferentes iniciativas socioambientais, como para o Hospital de Amor de Barretos e o Hospital do Câncer de Londrina.

Faber-Castell Charta

Faber-Castell no Instagram

@faber_castell_br