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111 Anos Castell 9000

Can a pencil bring happiness? Inspire entirely new ideas? A história do famoso Castell 9000 é uma prova disso. O lápis hexagonal verde, tem ajudado a garantir resultados e criações lendárias. Assim o artista performático Joseph Beuys uma vez posou com ele para um livro de arte como se fosse um ponto de exclamação criativo. O utensílio de escrita, desenvolvido em 1905 por Alexander Graf von Faber-Castell, inspirou o artista de efeitos especiais Carlo Rambaldi a desenhar um extraterrestre caprichoso que mais tarde trouxe lágrimas aos olhos de milhões de cinéfilos como E.T. e Günter Grass, escritor, Prêmio Nobel de literatura e ilustrador talentoso se apaixonou por este utensílio de escrita, que está disponível em 16 graus de dureza. Ele também o coloriu incluindo o suporte e o adornou com as linhas enigmáticas: Palavras sob demanda. Todos os lápis afiados. E ainda há muito por dizer.

... em uma túnica verde

For muitas décadas, o prêmio "Polygrade" lápis reivindicou sua posição como o produto principal indiscutível de A.W. Faber. Entretanto, o amarelo brilhante, "Koh-I-Noor" fabricado pela empresa Hardtmuth cresceu para se tornar um concorrente sério. Em 1898, isto levou à decisão de criar um "novo clássico"¹ lápis. Após anos de tentativas e investimentos em um moderno sistema de purificação de grafite, o químico Dr. Böhm conseguiu criar um lápis de chumbo extraordinariamente fino usando um processo desenvolvido por ele. Inicialmente, o novo lápis, que era fabricado em 16 graus de dureza, deveria receber uma superfície carmesim para diferenciá-lo do amarelo "Koh-I-Noor" e não deixar que as pessoas se confundissem entre os dois. Mas a idéia foi descartada a fim de evitar qualquer semelhança com o "Vulkan" vermelho brilhante da série "Vulkan" feita pelo concorrente Johann Faber. No final,, a empresa se estabeleceu em uma cor "vibrante verde" que seria reservada exclusivamente para a nova série de produtos. " O novo lápis ... é, portanto, revestido com uma túnica verde"². Mas como deveria ser chamada a nova série premium? " Ainda estava esperando pelo seu nome..."³ quando Alexander Graf von Faber-Castell teve a brilhante idéia de dar ao lápis o nome de sua nobre casa: dono da fábrica batizou o produto recém-nascido "Castell".
empresa começou imediatamente a fabricar o lápis em 16 graus de dureza e apresentou-o – "adorned com uma luxuosa, impressão de ouro genuíno" – ao público. Para promover a série Castell verde em todo o mundo " da forma mais visível possível", a empresa criou um motivo publicitário que faz referência à história secular da nobre família "Castell": dois cavaleiros batalhando um contra o outro aos pés de uma rocha do castelo, mas carregam lápis em vez de lanças como armas – o derrotado segurando um lápis amarelo e, claro, o vitorioso um verde-vibrante!

The o lápis Castell tornou-se um nome doméstico no mundo, e a batalha dos cavaleiros lápis uma marca registrada da Faber-Castell.⁴

[1] Konferenz 1902, DF 05-0021 Der neue sechseckige Stift erschien também em grünem Gewande [English: The new hexagonal pencil released clad in a green robe]
[2] DF 03-0037, p. 11
[3] DF 03-0037, p. 11
[4] DF 03-0037, p. 11

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