Apagador de Quadro Branco

Como limpar o apagador para quadro branco?

Para retirar os resíduos que ficam no apagador, deve-se limpá-lo com uma escova de dente macia e seca. Pode-se também usar para a limpeza do apagador uma régua, ou mesmo o próprio apoio do quadro branco. Não limpe o apagador com água ou álcool, isso poderá danificar o produto.

Como remover manchas de pincel marcador de quadro branco?

Se não foi possível remover completamente com o apagador (processo indicado) pode-se tentar a limpeza com álcool e uma flanela limpa. Salientamos que a qualidade da superfície do quadro branco (micro trincas, porosidade, oleosidade e etc.) pode interferir na remoção completa do produto.

Apontadores

Devo trocar o meu apontador com freqüência, ou posso utilizá-lo por um tempo indeterminado?

Uma das partes mais importantes do apontador é a lâmina. Ela deve ser de alta qualidade e ter um ângulo de corte perfeito para proporcionar um bom apontamento. Entretanto, a lâmina perde o fio de corte após o uso contínuo. Os apontadores Faber-Castell possuem lâminas de aço de altíssima qualidade, seguindo padrões internacionais. Quando a madeira dos EcoLápis Faber-Castell começar a esfarelar e a ponta quebrar constantemente, pode ser um indício de desgaste da lâmina. Nesse caso, é necessário trocar o apontador.

Existe uma forma correta para o uso do apontador?

Sim, existe. A forma correta é girar o EcoLápis e não o apontador. Deve-se segurar ambos com firmeza e no mesmo alinhamento. O EcoLápis deve ser pressionado por igual e continuamente na lâmina, no mesmo eixo do apontador. EcoLápis não pode entrar torto no apontador.

Qual é o apontador ideal para o apontamento dos EcoLápis?

O apontador ideal é aquele que proporciona bom encaixe do EcoLápis ao girar, não deixando espaço entre a lâmina e a ponta do EcoLápis. Ele também deve ter uma lâmina de alta qualidade e com um bom fio de corte. Isso é percebido pela sobra da madeira (cavaco) que deve sair fina e constante, não podendo esfarelar durante o apontamento. O apontador deve estar sempre limpo para não acumular resíduos de madeira ou de minas (grafite). Recomenda-se esvaziar o reservatório do apontador para não prejudicar o desempenho da lâmina.

Por que a lâmina do apontador oxida?

Normalmente, a oxidação da lâmina é provocada por contato com a umidade. Deve-se evitar o contato direto do apontador com a água. Também não é aconselhável que a lâmina seja assoprada para retirar-se os resíduos do apontamento. Para a retirada desses resíduos, bata levemente o apontador sobre um papel com o bocal virado para baixo.

Canetas

As canetas Faber-Castell são apropriadas para destros e canhotos?
Sim. As canetas Faber-Castell proporcionam o mesmo desempenho tanto para as pessoas que escrevem com a mão direita, quanto para aquelas que escrevem com a mão esquerda.

Como remover manchas de canetas esferográficas dos tecidos?

As canetas Faber-Castell foram desenvolvidas para uso em papel, portanto não recomendamos o seu uso em tecido ou qualquer outro tipo de superfície que possa ser manchada ou danificada tanto pelos componentes do produto como por qualquer método de remoção do mesmo.A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que o produto pode ser removido, porém caso ocorra um acidente e a tinta da caneta entre em contato com roupas ou tecidos utilize um produto pré-lavagem e depois lave o item imediatamente com água quente e sabão em pó de sua preferência.

Qual a diferença entre as canetas esferográfica gel, semigel e roller-ball?

Pela definição, a caneta esferográfica é um instrumento de escrita, em que o componente principal é uma esfera que age como um amortecedor entre a base no qual está se escrevendo e a tinta que está dentro do reservatório da caneta. Na medida em que a caneta desliza pelo papel, esta esfera gira e pela gravidade acaba puxando a tinta de dentro do reservatório e consequentemente transfere a tinta para o papel. As canetas esferográficas podem ser gel, semigel e roller-ball sendo que o que as diferencia é o tipo de tinta utilizado. A esferográfica gel é a base de água, sendo a mais líquida de todas permitindo maior intensidade de cor e brilho, a semigel é uma tinta similar a gel, porém com um pouco mais de oleosidade secando mais rápido e a roller-ball é base de água, porém sendo uma tinta mais viscosa, aderindo mais no papel.

Canetinhas

A tinta das canetinhas Faber-Castell pode manchar tecidos?

Não. As canetinhas Faber-Castell são laváveis na maioria dos tecidos, principalmente os mais usados em uniformes, como brim, tergal e algodão. Para obter um melhor resultado na remoção das manchas, lave a roupa imediatamente. Não utilize pré-lavagem e não deixe a roupa sob ação de agentes alvejantes. Em caso de manchas severas, repita o processo.

Pode-se colocar álcool nas canetinhas?

Não. O álcool pode prejudicar o desempenho do produto.

O que são as canetinhas Lig?

As canetinhas Lig possuem garras que ligam uma caneta à outra, permitindo que a criançada crie figuras e formas com muita diversão. Além de possuírem um fácil armazenamento, essas canetas colaboram para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças.

As canetinhas Faber-Castell podem ser utilizadas sobre a pele?

Apesar da sua atoxidade, as canetinhas Faber-Castell não são indicadas para esse fim. O uso inadequado do produto na pele pode causar reações alérgicas ou irritações.

O que são as canetinhas Mutante?

São canetinhas que mudam de cor ao utilizar a canetinha mutante branca sobre o traço ou desenho. As canetinhas Mutante possuem tampa antiasfixiante e são atóxicas.

O que são as canetinhas Jumbo?

As canetinhas Jumbo Faber-Castell possuem diâmetro e ponta maiores que as canetinhas tradicionais. Elas são ideais para as crianças que estão na fase pré-escolar, proporcionando uma maior segurança na pega e auxiliando na coordenação motora. Elas também podem ser utilizadas por crianças de uma faixa etária maior, jovens e adultos. Sua ponta possui duas espessuras de traço, ideal para fazer cartazes e trabalhos artísticos.

O que são as canetinhas Aquareláveis?

São canetinhas que podem tornar seu desenho ou traço em aquarela, basta passar um pincel umedecido em água. As canetinhas Aquareláveis são laváveis em quase todos os tecidos, possuem tampa antiasfixiante e são atóxicas.

O que são as canetinhas Apagáveis?

São canetinhas que apagam ao utilizar a canetinha mágica sobre o traço ou desenho. As canetinhas Apagáveis possuem tampa antiasfixiante, são atóxicas e possuem ponta resistente.

Há problemas em utilizar as canetinhas com o prazo de validade vencido?

Não. Porém, elas poderão apresentar problemas de desempenho, uma vez que são garantidas até a sua validade.

Canetas para retroprojetor

Qual a finalidade da Caneta para Retroprojetor?

A caneta para Retroprojetor pode ser utilizada em plásticos, papéis, vidro e madeira, porém devemos alertar que em superfícies não porosas a marcação não é permanente, poderá sair com álcool, atrito intenso e exposições prolongadas ao sol e chuva.

Existem metais pesados na composição do retroprojetor?

Os marcadores retroprojetor, assim como todos os outros produtos da Faber-Castell, não possuem metais pesados. A empresa atende às normas nacionais, européias e americanas que garantem que o consumidor não seja exposto à essas substâncias.

Como fazer a remoção de Caneta de Retroprojetor de transparências?

A remoção da tinta pode ser feita com algodão ou cotonete embebido em álcool.

As marcações das canetas para retroprojetor desaparecem em contato com a luz do sol?

As canetas para retroprojetor são compostas de resinas, solventes e corantes. Os corantes não têm resistência aos raios ultravioleta, ou seja, se a área escrita com tinta à base de corante for exposta ao sol, ocorrerá o desbotamento ou a perda da cor. Para os documentos que ficam expostos ao sol, a Faber-Castell recomenda as canetas à base de pigmentos, do tipo valvuladas (Valve System) e facilmente encontradas em lojas de artigos importados.

A tinta da caneta para Retroprojetor é permanente?

Não. A tinta da caneta para Retroprojetor a depender da superfície pode sair com álcool, atrito intenso e com a ação do tempo.

Colas

A cola em fita contém algum tipo de ácido?

Não. Nossa cola em fita é "acid free" (livre de ácido).

As colas Faber-Castell podem ser removidas dos tecidos?

Sim. Para remover resíduos de cola dos tecidos, lave-os com água quente e sabão em pó. Isso irá amolecer a cola, facilitando a remoção.

Qual a finalidade das Colas Faber-Castell?

As colas da Faber-Castell são indicadas para uso em papéis em geral, fotografia, selos e etc. Elas deslizam facilmente sobre a superfície o que facilita a aplicação, são atóxicas e laváveis na maioria dos tecidos. Disponíveis na versão bastão e fita com 10 metros

Corretivos

Como conservar corretivo líquido?

Feche imediatamente após o uso, mantenha-o em local fresco e longe de fontes de calor. Assim o seu corretivo não ressecará e estará pronto para o uso.

Como remover manchas de corretivo à base de água?

Os corretivos da Faber-Castell foram desenvolvidos para cobrir ou fazer pequenos retoques sobre papel em tinta de instrumentos de escrita, impressoras, faxes e documentos. Não recomendamos o seu uso em tecido, madeira, plástico ou qualquer outro tipo de superfície que possa ser manchada ou danificada tanto pelos componentes do produto como por qualquer método de remoção do mesmo. Lembramos que a aplicação do corretivo em papéis é permanente e não pode ser removida.

A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que o produto pode ser removido, porém caso ocorra um acidente e o corretivo entre em contato com superfícies em geral é recomendado que se enxágue o local imediatamente, assim o produto não secará e será removido mais facilmente. Se o corretivo secar, a mancha pode ser suavizada após várias lavagens com água morna e sabão.Em caso de contato com a pele sugere-se a limpeza com um sabonete neutro, água morna corrente e o uso de um creme hidratante de sua preferencia no local.

Como remover corretivo à base solvente?

Os corretivos da Faber-Castell foram desenvolvidos para cobrir ou fazer pequenos retoques sobre papel em tinta de instrumentos de escrita, impressoras, faxes e documentos. Não recomendamos o seu uso em tecido, madeira, plástico ou qualquer outro tipo de superfície que possa ser manchada ou danificada tanto pelos componentes do produto como por qualquer método de remoção do mesmo. Lembramos que a aplicação do corretivo em papéis é permanente e não pode ser removida.

A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que o produto pode ser removido, porém caso ocorra um acidente e o corretivo entre em contato com superfícies em geral é recomendado (sempre com acompanhamento de um adulto) fazer um teste inicial em uma pequena área com um cotonete embebido em thinner ou álcool, caso o resultado seja satisfatório pode-se repetir gradativamente.Em caso de contato com a pele sugere-se a limpeza com um sabonete abrasivo e o uso de um creme hidratante de sua preferencia no local após a limpeza. Pode-se tentar a remoção com a aplicação óleo infantil.

Pode ser adicionada alguma substância no corretivo?

Não. Nunca adicione qualquer substância no corretivo, caso contrário ele perderá suas características e consequentemente sua utilidade.

Esferográficas

O desempenho das canetas esferográficas é o mesmo para destros e canhotos?

Sim. As canetas esferográficas Faber-Castell proporcionam o mesmo desempenho tanto para as pessoas que escrevem com a mão direita, quanto para aquelas que escrevem com a mão esquerda.


Como eu posso remover as manchas de canetas esferográficas dos tecidos?

A Faber-Castell não recomenda o contato da tinta de canetas esferográficas com os tecidos. Uma sugestão para remover as manchas é lavar o tecido manchado com água quente e sabão em pó.


As canetas Roller Ball são recarregáveis?

Não. Essas canetas não são indicadas para o recarregamento devido a sua ponteira metálica.

EcoGiz de Cera

Como eu posso retirar as manchas de EcoGiz de Cera das superfícies porosas?

É necessário usar uma flanela umedecida com tíner ou querosene. Deve-se esfregar suavemente a flanela sobre a superfície. Porém, não há como garantir a remoção completa do produto, uma vez que o EcoGiz de cera pode ter sido absorvido totalmente pelos poros da superfície manchada.

Como eu posso remover as manchas de EcoGiz de Cera dos tecidos?

O Ecogiz de cera da Faber-Castell foi desenvolvido para uso em papel, portanto não recomendamos o seuuso em outro tipo de superfície que possa ser manchada ou danificada tanto pelos componentes doproduto como por qualquer método de remoção do mesmo.

A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que o produto pode ser removido, porém caso ocorra um acidente e o Ecogiz de cera entre em contato com tecidos recomendamos deixar de molho em água quente e sabão em pó por uma ou duas horas. Depois, troque a água e lave o tecido com mais água quente e sabão em pó. Dependendo da intensidade das manchas, a remoção pode ser apenas parcial. Para melhor desempenho utilize máquina de lavar.

Como retirar manchas de Ecogiz de Cera de paredes pintadas?

O Ecogiz de cera da Faber-Castell foi desenvolvido para uso em papel, portanto não recomendamos o seu uso em outro tipo de superfície que possa ser manchada ou danificada tanto pelos componentes do produto como por qualquer método de remoção do mesmo.

A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que o produto pode ser removido, porém caso ocorra um acidente e o Ecogiz de cera entre em contato com paredes pintadas, sugerimos usar uma flanela umedecida com água raz, thinner ou querosene esfregando suavemente sobre a superfície. Alertamos que este processo pode dissolver a tinta da parede, sendo necessário retocar a pintura.

Como retirar manchas de EcoEcogiz de Cera de superfícies porosas?

O Ecogiz de cera da Faber-Castell foi desenvolvido para uso em papel, portanto não recomendamos o seu uso em outro tipo de superfície que possa ser manchada ou danificada tanto pelos componentes do produto como por qualquer método de remoção do mesmo.

A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que o produto pode ser removido, porém caso ocorra um acidente e o Ecogiz de cera entre em contato com superfícies porosas sugerimos usar uma flanela umedecida com água raz, thinner ou querosene esfregando suavemente sobre a superfície. Porém, não há como garantir um bom resultado, uma vez que o Ecogiz de cera pode ter sido absorvido totalmente pelos poros da superfície manchada, pois quanto maior a porosidade mais difícil a remoção.

É possível obter uma pintura aquarelável diluindo giz de cera em solvente?

Desconhecemos esse procedimento, pois o produto não se destina a essa aplicação. Não recomentamos e não nos responsabilizamos pelo resultado desse tipo de utilização.
A Faber-Castell possui em seu portfólio outros produtos com efeito aquarelável como canetinha e lápis de cor, confira a linha completa em nosso site.

Qual a composição do giz de cera, ele possui cera de abelha?

O giz de cera é composto de cera tipo parafina. O produto comercializado no mercado nacional não contém cera de abelha. O giz que contém cera de abelha é comercializado no mercado europeu.

EcoLápis

Como eu posso obter melhores resultados com o EcoLápis de cor Metallic?

O EcoLápis de cor Metallic deve ser usado em papéis escuros, preferencialmente de cor preta, para assim proporcionar um maior contraste e realçar as cores metálicas.


Como remover Ecolápis de cor Aquarelável de tecido?

Os Ecolápis de cor Aquareláveis foram desenvolvidos para uso em papel, portanto não recomendamos o seu uso em tecido.
A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que o produto pode ser removido, porém caso ocorra um acidente e o produto entre em contato com roupas ou tecidos lave o mesmo imediatamente com água morna e sabão. Não utilize pré-lavagem e não deixe o tecido sob a ação de agentes alvejantes. Em caso de manchas severas, repita o processo.


Como remover Ecolápis grafite de tecido?

Os Ecolápis grafite foram desenvolvidos para uso em papel, portanto não recomendamos o seu uso em tecido. A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que o produto pode ser removido, porém caso ocorra um acidente e o produto entre em contato com roupas ou tecidos lave imediatamente com água quente e sabão de sua preferência, pois assim amolecerá o grafite. Pode-se tentar também lavar com detergente para tentar minimizar as manchas.


Existe algum papel especial para utilização dos Ecolápis Aquareláveis?

Os Ecolápis Aquareláveis Faber-Castell apresentam um bom resultado quando utilizados em papéis específicos para desenho e pintura, com textura e gramatura que absorvem parte da água. O produto não irá apresentar o desempenho esperado quando utilizado sobre papel sulfite, pois o mesmo não absorve a água ficando enrugado.


O Ecolápis de Cor Glitz possui gliter na mina?

Não. O Ecolápis de cor Glitz é apenas decorado com gliter em seu corpo e seu estojo, a mina não possui gliter.


O que é a mina de um EcoLápis de cor?

A mina é a parte interna do EcoLápis que é composta por matérias-primas como pigmentos, aglutinantes, minerais e ceras.


O que são os Ecolápis Aquareláveis Mutante?

São Ecolápis que ao passar um pincel molhado sobre o traço ou desenho, o mesmo ganha um efeito aquarelado e muda de cor.


O que são os Ecolápis Apagáveis?

São Ecolápis que apagam ao utilizar a borracha sobre o traço ou desenho.


O que são os Ecolápis Aquareláveis?

São Escolápis que podem tornar seu desenho ou traço em aquarela, basta passar um pincel umedecido em água.


O que são os EcoLápis de cor Jumbo?

Os EcoLápis de cor Jumbo possuem diâmetro maior e mina muito mais grossa, macia e resistente. São ideais para as crianças que estão iniciando a fase pré-escolar, proporcionando uma maior segurança na pega e auxiliando na coordenação motora.


Por que em alguns EcoLápis a madeira é mais clara do que em outros?

A Faber-Castell fabrica seus EcoLápis utilizando três tipos de madeira: Pinus (escura), Álamo (intermediária) e Gmelina (clara). Todas são madeiras plantadas pela própria Faber-Castell em seus parques particulares nos municípios mineiros de Prata e Uberlândia.


Para que serve o EcoLápis de cor branco?

Esse EcoLápis pode ser usado sobre outras cores, proporcionando tons mais claros.


Por que os EcoLápis de cor não seguem uma ordem numérica dentro dos estojos?

A sequência de cores dentro dos estojos é feita de forma mais atrativa e não segue necessariamente a numeração dos EcoLápis de cor. Os números grafados no corpo dos EcoLápis de cor identificam unicamente as cores, e não determinam nenhum tipo de disposição do produto dentro dos estojos.


Qual a finalidade do Lápis Cópia? Pode-se utilizar na marcação de alimentos?

O lápis cópia foi desenvolvido (há anos atrás) para ser utilizado em registros de livros fiscais, documentos e em cartórios onde não se usavam esferográficas, pois como não é possível apagar as marcações (mesmo se for utilizado borracha, pois ficará uma rasura aparente) era seguro para esses órgãos.A Faber-Castell não indica e não se responsabiliza pelo uso do lápis cópia em alimentos, pois não dispomos da AUP (autorização para uso em alimentos) fornecida pelo Ministério da Saúde, bem como não indica e não se responsabiliza pelo uso na pele.


Qual é a forma correta de usar o Ecolápis de Cor Aquarelável?

Esses lápis possuem a mina extremamente macia e solúvel em água. Portanto, não devem ter contato direto com umidade. Se isso ocorrer, a mina se dilatará internamente e provocará abertura da madeira, danificando-a. Os mesmos devem ser usados a seco no papel como um lápis de cor simples e, caso se deseje obter efeito de aquarela, basta passar pincel umedecido sobre as áreas escolhidas. Nunca coloque a ponta do lápis direto na água, pois isso danificará a mina.


Quais são e qual a diferença na graduação dos EcoLápis grafite Faber-Castell?

A Faber-Castell possui as seguintes graduações de Ecolápis grafite: 6B, 5B, 4B, 3B, 2B, B, HB, H, 2H.As graduações 6B, 5B, 4B, 3B e 2B apresentam traço grosso, escuro e bem macio, portanto são indicadas para os desenhos artísticos, sombreados e esboços em geral.

As graduações B e HB têm traço médio, relativamente escuro e macio, e são ideais para a escrita e o desenho na fase escolar. Sendo que a graduação B é mais indicada para a escrita devido a sua maior maciez.Já as graduações H, 2H têm traço fino, claro e duro, e são destinadas para os desenhos técnicos e para o uso em papel vegetal ou polyester.

Quais as cores do estojo 120136EC Ecolápis de Cor Edição Comemorativa 250 anos?


Quais as cores do estojo 120136EC Ecolápis de Cor Edição Comemorativa 250 anos?

Branco Rosa Claro Vermelho Escuro Vermelho Laranja Escuro Laranja Claro Laranja Amarelo Amarelo Canário Amarelo Limão Verde Claro Verde Folha Verde Pinho Verde Verde Escuro Verde Turquesa Verde Água Azul Céu Azul Azul Cobalto Azul Turquesa Violeta Carmim Rosa Púrpura Vinho Púrpura Marrom Canela Marrom Claro Marrom Escuro Sépia Ocre Cinza Escuro Preto Prata Ouro


Qual a melhor forma de armazenar os Ecolápis?

Os Ecolápis de cor e grafite devem ser armazenados em local fresco e arejado, superfície plana e não podem ficar expostos ao calor ou guardados em armários muito fechados e úmidos. Recomendamos que sejam sempre colocados em latas ou caixas de metal para evitar a ação de cupins.

EcoLápis de cor aquareláveis

Como se usa o EcoLápis de Cor Aquarelável?

1. Faça um desenho com EcoLápis de Cor Aquarelável.
2. Umideça o pincel com água.
3. Use o pincel para obter o efeito de aquarela.
 
Atenção: Não mergulhar os EcoLápis na água para não danificá-los. 


Pode-se comer papel de arroz contendo desenhos feitos com os EcoLápis aquareláveis?

Não. Apesar de os EcoLápis aquareláveis serem atóxicos, a Faber-Castell não recomenda a ingestão dos mesmos.


Os EcoLápis aquareláveis vêm acompanhados de um pincel?

Sim. Toda a linha Aquarelável traz dentro dos estojos um pincel de tamanho oito acompanhando os ecolápis aquareláveis.


Como remover as manchas dos EcoLápis de cor aquareláveis dos tecidos?

A Faber-Castell não recomenda a utilização dos EcoLápis de cor aquareláveis em tecidos. Os pigmentos e ceras existentes na composição do produto podem danificá-los. Uma sugestão para remover as manchas é lavar os tecidos manchados com água quente e detergente.


Por que a mina dos EcoLápis aquareláveis esfarela durante o uso?

Para produzir o efeito de aquarela, a mina do EcoLápis de cor aquarelável precisa ser mais macia do que a mina dos outros EcoLápis. Portanto, o esfarelar da mina é normal.


Os EcoLápis aquareláveis podem ser utilizados sobre a pele?

Não. Apesar da sua atoxidade, os EcoLápis aquareláveis não são indicados para esse fim. O uso inadequado do produto na pele pode causar reações alérgicas ou irritações. Para o uso sobre a pele, a Faber-Castell dispõe da linha Cara Pintada, disponível em pasta (6 cores) e EcoLápis (6 cores).


Existe algum papel especial para a utilização dos EcoLápis aquareláveis?

Os EcoLápis aquareláveis apresentam um melhor resultado quando utilizados em papéis porosos ou de alta gramatura (específicos para pintura e desenho) que absorvem parcialmente a água. Devido ao fato de o papel sulfite não absorver a água, não recomenda-se a utilização dos ecolápis aquareláveis nesse tipo de superfície.


Eu posso marcar textos usando o efeito de aquarela?

Sim, desde que seja em papéis porosos ou de alta gramatura (específicos para pintura e desenho). Não use os ecolápis aquareláveis em papéis que não absorvam a água. Isso pode danificar o papel.

Lapiseiras e grafites

A lapiseira TK-Fine Vario L pode ser usada para a escrita no dia-a-dia?

A Faber-Castell não aconselha essa lapiseira para o uso doméstico. Devido ao seu design, a lapiseira TK-Fine Vario L é indicada principalmente para o uso técnico e para a criação de desenhos.

O que fazer para não prejudicar o desempenho das lapiseiras?

O ideal é colocar três minas de grafite a cada uso. Uma quantidade maior do que essa pode travar a estrutura mecânica da lapiseira.

Qual é a diferença entre a mina grafite Técnica e a mina grafite Escolar?

A mina grafite Técnica está disponível em estojos com 12 unidades e em três diâmetros nas seguintes graduações: 0,5 mm nas graduações 2B, B, HB, F, H, 2H e 3H, e 0,7 mm e 0,9 mm nas graduações 2B, B e HB. Já a mina grafite Escolar está disponível em estojos de 24 unidades nas seguintes graduações: 0,5 mm e 0,7 mm nas graduações médio, macio e extramacio, e 0,9 mm na graduação macio. Extremamente resistente, a mina grafite 1,6 mm está disponível na graduação B e é ideal para traços fortes.

Qual é o diâmetro e a graduação indicados para a escrita?

A graduação mais indicada para a escrita é a B, pois proporciona um traço mais macio e deslizante sobre o papel. Entretanto, a escolha do diâmetro depende do tipo de escrita e do gosto do usuário. A mina grafite de 0,5 mm é recomendada para os traços finos e para a escrita leve. A mina grafite de 0,7 mm é aconselhada para a escrita um pouco mais forte. Já a mina grafite de 0,9 mm é perfeita para os traços grossos e mais resistentes.

Houve alguma alteração nas embalagens das minas grafite?

Sim. Agora, as embalagens das minas grafite 0,5 mm, 0,7 mm e 0,9 mm da Faber-Castell possuem tampa "Flip Top", que evita quebras e perdas. A nova embalagem conta ainda com um "dosador" que facilita a colocação da mina na lapiseira.

O que fazer para evitar a obstrução de grafite na lapiseira?

O ideal é colocar até três minas de grafite a cada uso. Uma quantidade maior do que essa pode travar a estrutura mecânica da lapiseira.

Onde é possível encontrar refil de borracha das lapiseiras Faber-Castell?

No momento a Faber-Castell não vende refil de borracha de lapiseiras.

Massa de modelar

Quais as diferenças entre as massas de modelar da Faber-Castell?

A Faber-Castell possui dois tipos de massa de modelar: cera e amido.
A massa de modelar de cera possui cores vivas, tem baixa oleosidade, não mancha e é ideal para modelar elementos com uma maior consistência. Além disso, a massa de cera não endurece, preservando assim as suas características iniciais, e permitindo que a criança use-a mais de uma vez.
A massa de modelar de amido possui uma textura extramacia, cores vivas e uma melhor miscigenação entre as mesmas. Por endurecer em contato com o ar, a massa de modelar de amido é ideal para trabalhos artesanais e esculturais.


As massas de modelar de cera e de amido podem ser misturadas?

Não. As massas de modelar de cera e amido não devem ser misturadas por terem propriedades diferentes.


A massa de modelar pode ser exposta à altas temperaturas?

Não. A massa de modelar, uma vez exposta à altas temperaturas, perde as suas características iniciais.


A massa de modelar de amido depois de seca perde a sua cor original?

Sim. Devido às características específicas do produto, a massa de modelar de amido fica um pouco esbranquiçada quando seca. Para fixar a cor desejada, basta pintá-la com guache ou cola colorida Faber-Castell.


Como remover as manchas de massa de modelar das mesas plásticas?

Como tentativa de remoção, a mesa deverá ser lavada algumas vezes com água quente e sabão em pó de sua preferência para amolecer a massa. Porém a indicação é sempre cobrir a superfície antes do uso e vestir roupas velhas.


Qual é a melhor maneira de evitar que a massa de modelar de amido endureça?

O contato prolongado com o ar endurece e cristaliza o produto, impedindo assim a sua utilização. Por isso, a massa de modelar de amido deverá ser guardada em um pote com uma boa vedação.


A massa de modelar de amido é comestível?

Não. Apesar de atóxica, a massa de modelar de amido não é comestível. Caso o produto seja ingerido, beba bastante água e procure assistência médica imediatamente.


A massa de modelar da Faber-Castell possui glúten?

A Faber-Castell fabrica dois tipos de massa de modelar, uma de cera e outra de amido. A de cera não possui glúten, porém a massa de amido pode possuir glúten, pois o amido é derivado do trigo ou do milho.

Marcadores

O marcador para quadro branco possui tinta refil? Posso adicionar álcool para aumentar a vida útil do marcador?

O marcador para quadro branco Faber-Castell não possui refil. A Faber-Castell não recomenda que adicione-se álcool ao marcador para aumentar a sua durabilidade, pois a composição do produto será alterada, prejudicando assim o seu desempenho.


O marcador para quadro branco pode manchar o quadro?

As manchas só ocorrerão se os quadros forem porosos (PVC) ou se estiverem danificados por produtos de limpeza abrasivos (limpadores multiuso). Caso o quadro seja de verniz melamínico, a limpeza pode ser feita com água e álcool.


Como proporcionar maior durabilidade ao marcador para quadro branco?

Para uma maior durabilidade do produto, deve-se tampar o marcador logo após o uso. Assim, a sua tinta não evaporará. Também é importante guardá-lo sempre na posição horizontal. Isso evita possíveis falhas na hora do uso e o acumulo de tinta na ponta do marcador.


Como limpar o apagador para quadro branco?

Para retirar os resíduos que ficam no apagador, deve-se limpá-lo com uma escova de dente macia e seca. Pode-se também usar para a limpeza do apagador uma régua, ou mesmo o próprio apoio do quadro branco. Não limpe o apagador com água ou álcool, isso poderá danificar o produto.


Como remover as manchas do marcador permanente de:

  • Metais: Uma sugestão para remover as manchas dos metais é a utilização de álcool sobre a superfície manchada;
  • Móveis encerados: Pode-se remover o excesso de tinta com álcool. Para as manchas mais profundas recomenda-se o seguinte procedimento: remova a cera do móvel, remova as manchas de tinta com removedor, querosene ou agarráz e, por último, encere o móvel novamente. De preferência, a operação deve ser feita por um profissional;
  • Paredes: É recomendável utilizar-se álcool líquido. As paredes pintadas com tinta acrílica possuem uma absorção maior e, por isso, é possível que as manchas não saiam totalmente;
  • Peças de mármore: Para retirar as manchas recomenda-se o seguinte procedimento: remova o excesso de tinta com álcool, utilize água sanitária sobre a superfície manchada, e depois deixe a peça exposta ao sol por alguns minutos. As manchas podem não ser removidas completamente devido à porosidade do mármore.


Quantas gotas são necessárias para recarregar um marcador permanente?

Para recarregar o marcador permanente são necessárias 50 gotas aproximadamente. Um sinal de que o marcador permanente está carregado é quando o seu pavio está umedecido.


O marcador permanente pode ser utilizado em qualquer superfície, inclusive isopor?

Sim, desde que não haja contato com a umidade.


Como retirar manchas de destaca texto de tecidos?

O destaca texto da Faber-Castell foi desenvolvido para uso em papéis. Não recomendamos o seu uso em qualquer outro tipo de superfície que possa ser manchada ou danificada tanto pelos componentes do produto como por qualquer método de remoção do mesmo.
O corante que compõe o destaca texto não é lavável, porém em caso de acidente e contato da tinta em tecidos, sugerimos utilizar um produto pré-lavagem e em seguida lavar a peça em água quente com sabão de sua preferência. Em alguns casos o processo poderá descorar o tecido. A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que a mancha poderá ser removida.

Marcador para Quadro Branco

O marcador para quadro branco pode manchar o quadro?

As manchas só ocorrerão se os quadros forem porosos ou se estiverem danificados por produtos de limpeza abrasivos (limpadores multiuso). Caso o quadro seja de laminado melamínico, a limpeza pode ser feita com água e álcool.


O marcador para quadro branco possui tinta refil?

Posso adicionar álcool para aumentar a vida útil do marcador?O marcador para quadro branco Faber-Castell não possui refil. A Faber-Castell não recomenda que se adicione álcool ao marcador para aumentar a sua durabilidade, pois a composição do produto será alterada, prejudicando assim o seu desempenho.


Qual a forma correta de armazenar um marcador para quadro branco?

Para uma maior durabilidade do produto, deve-se tampar o marcador logo após o uso. Assim, a sua tinta não evaporará. Também é importante guardá-lo sempre na posição horizontal, pois se trata de uma tinta pigmentada, que pode sedimentar e/ou ressecar na ponta ou no pavio (reservatório interno), se mantida na posição vertical.

Marcador Permanente

A tinta de Marcador Permanente adere em aço?

Sim, desde que a superfícies esteja limpa e seca. Em superfícies não porosas, a tinta poderá ser removida com álcool ou sob intenso atrito ou abrasão.


Como fazer a remoção de Marcador Permanente de plástico?

A tinta do marcador permanente tende a penetrar em superfícies porosas e a remoção da tinta desse tipo de superfície nunca é completa. O que acontece é que, quando aplica-se álcool (solvente da tinta) nessas superfícies para a remoção da tinta, esta se dilui e se espalha, podendo deixar manchas. A recomendação é que sempre se faça um teste em uma pequena parte da superfície antes. Não indicamos outro tipo de solvente a não ser álcool, para que a peça não seja danificada. Acetona ou removedor de esmalte de unhas podem atacar o material, trazendo prejuízo à peça (dissolução superficial, perda de brilho, etc).A Faber-Castell não garante que o produto pode ser removido não se responsabiliza por produtos danificados ao se tentar a remoção.


Como remover Marcador Permanente do quadro branco e da madeira?

O Marcador Permanente não é indicado para se utilizado em quadro branco, para essa finalidade indica-se o uso do Marcador para Quadro Branco.Para remover do quadro branco somente passar um pano com álcool. Em superfície de madeira não é possível remover, pois é muito porosa e a tinta penetra na mesma. Se a madeira possui um acabamento como verniz, pode-se tentar remover a tinta com álcool, mas deve-se fazer um teste em uma pequena área para ver se a tinta não irá se solubilizar e se espalhar, diminuindo a intensidade, porém, aumentando a região machada.A Faber-Castell não garante que o produto pode ser removido não se responsabiliza por produtos danificados ao se tentar a remoção.


Como remover as manchas do marcador permanente de móveis encerados?

Pode-se remover o excesso de tinta com álcool. Para as manchas mais profundas recomenda-se o seguinte procedimento: remova a cera do móvel, remova as manchas de tinta com removedor, querosene ou aguarrás e, por último, encere o móvel novamente. De preferência, a operação deve ser feita por um profissional. A Faber-Castell não garante que a mancha será removida e não se responsabiliza por danos que possam ser causados na tentativa de remoção da mesma.


Como remover as manchas do marcador permanente de peças de mármore?

Para retirar as manchas recomenda-se o seguinte procedimento: remova o excesso de tinta com álcool, utilize água sanitária sobre a superfície manchada, e depois deixe a peça exposta ao sol por alguns minutos. As manchas podem não ser removidas completamente devido à porosidade do mármore. A Faber-Castell não garante que a mancha será removida e não se responsabiliza por danos que possam ser causados na tentativa de remoção da mesma.


Como remover as manchas de marcador permanente de metais?

Uma sugestão para remover as manchas dos metais é a utilização de álcool sobre a superfície manchada. A Faber-Castell não garante que o produto pode ser removido e não se responsabiliza por danos causados na superfície de materiais na tentativa de remover marcas do marcador permanente.


Como remover as manchas do marcador permanente de paredes?

É recomendável utilizar-se álcool. As paredes pintadas com tinta acrílica possuem uma absorção maior e, por isso, é possível que as manchas não saiam totalmente. A Faber-Castell não garante que a mancha será removida e não se responsabiliza por danos que possam ser causados na tentativa de remoção da mesma.


O marcador permanente pode ser utilizado em isopor?

Sim, desde que não haja contato com a umidade.

Tintas

O guache pode ser usado para pintar o corpo?

O guache foi desenvolvido para ser utilizado sobre papel, cartolina e materiais afins. A aplicação inadequada do guache pode causar reações alérgicas, irritações ou queimaduras. Para o uso na pele, a Faber-Castell dispõe da linha Cara Pintada, disponível em duas versões: pasta (seis cores) e EcoLápis no formato Jumbo Duo (seis cores).


Existe a possibilidade de o guache não sair das mãos das crianças?

Não. Os componentes da fórmula do guache são hipoalergênicos, atóxicos e seguros ao uso infantil. O guache pode ser eliminado lavando-se as mãos algumas vezes com água e sabão.


A Pintura a Dedo pode ser usada sobre a pele?

Não. Apesar de ser manipulada com as mãos, braços e pés, a tinta da linha Pintura a Dedo não é recomendada para a utilização sobre o corpo. O uso inadequado do produto pode causar reações alérgicas ou irritações.


A cola colorida e a tinta plástica podem ser passadas sobre o corpo?

Não. Esses produtos não podem ser utilizados sobre a pele, pois não são apropriados para esse fim. Reações alérgicas, irritações e queimaduras são alguns exemplos do uso inadequado desses itens.


A cola colorida e a tinta plástica podem ser utilizadas em plásticos e vidros?

Sim. É possível utilizar esses produtos sobre essas superfícies. Porém, tanto a cola colorida quanto a tinta plástica serão removidas quando em contato com a água.


Como remover as manchas de Guache, Pintura a Dedo, Cola Colorida e Plastipaint dos tecidos?

Esses produtos fazem parte da linha de laváveis da Faber-Castell, ou seja, são removíveis na maioria dos tecidos, principalmente os mais usados em uniformes, como brim, tergal e algodão. Isso permite que as crianças brinquem e estudem com a maior liberdade. A sugestão é que se lave a roupa imediatamente. Não utilize pré-lavagem e não deixe a roupa sob ação de agentes alvejantes. Repita o processo de lavagem para a remoção de manchas severas.


A Faber-Castell dispõe de um produto apropriado para aplicação na pele, em geral?

Sim, dispomos de um produto atóxico e totalmente seguro para o uso sobre a pele. Trata-se da Cara Pintada Faber-Castell, desenvolvida para o uso exclusivo no corpo e no rosto, testado dermatologicamente e aprovado pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.


Quantos gramas tem a embalagem da linha Cara Pintada em pasta?

A embalagem da linha Cara Pintada Faber-Castell em pasta tem 5g.

CD Marker

Como fazer a remoção de CD Marker de CD?

Não é possível garantir que a marcação feita com CD Marker em CD possa ser removida. O tempo que a marcação foi realizada, bem como da qualidade do CD, poderá interferir no efeito da remoção, podendo, portanto ficar uma mancha ou “fantasma” no CD.Sugerimos fazer um pequeno teste com cotonete embebido em álcool antes de realizar a remoção da tinta de toda a superfície, caso o resultado seja satisfatório pode-se repetir gradativamente.


O CD Marker é permanente?

O CD Marker é permanente dependendo da superfície em que ele é utilizado. Sua aderência ocorre quando aplicado em materiais porosos, como couro, tecido, papel e madeira sem tratamento. Dependendo da superfície a tinta pode ser removida através de intenso atrito e ao ser exposta ao sol e chuva, a tinta poderá desbotar gradativamente. Sugerimos sempre que se faça um pequeno teste antes de utilizar o produto.


Como remover CD Marker de Courino?

As canetas CD Marker da Faber-Castell foram desenvolvidas para marcações em CDs e DVDs , portanto não recomendamos o seu uso em qualquer outro tipo de superfície que possa ser manchada ou danificada tanto pelos componentes do produto como por qualquer método de remoção do mesmo. A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que o produto pode ser removido, mas caso ocorra um acidente e a tinta entre em contato com courino sugerimos fazer um teste em uma pequena parte com cotonete embebido em álcoolm álcool (pois a tinta é base álcool), mas não podemos garantir o resultado, pois o corante "tinge" o courino (é feito de PVC espalmado). Dependendo do tamanho da mancha, a remoção não será completa.


Como fazer a remoção de CD Marker no assoalho de madeira?

As canetas CD Marker da Faber-Castell foram desenvolvidas para marcações em CDs e DVDs , portanto não recomendamos o seu uso em qualquer outro tipo de superfície que possa ser manchada ou danificada tanto pelos componentes do produto como por qualquer método de remoção do mesmo. A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que o produto pode ser removido, pois a tinta penetra em superfícies porosas e remoção da tinta desse tipo de superfície nunca é completa. O que acontece é que, quando se aplica álcool (solvente da tinta) nessas superfícies para a remoção da tinta, esta se dilui e se espalha, podendo deixar manchas. Normalmente esses pisos possuem como acabamento uma película protetora, portanto não aconselhemos o uso de solventes, pois pode ocorrer a remoção da película e fazer com que a tinta penetre ainda mais no assoalho. Sugerimos nesse caso que seja feito um pequeno teste para avaliação dos resultados antes da remoção em toda a superfície e/ou contate o fabricante do piso.