Perspectiva de Ciclo de Vida e Logística Reversa
Temos buscado cada vez mais incorporar os conceitos de Ciclo de vida ao longo de nossos processos, seja para auxiliar no desenvolvimento de um novo produto ou até para determinar qual tipo de frete será utilizado para envio de nossos produtos para todo o mundo. Desenvolvemos com uma parceria no ano de 2016 um estudo de análise de ciclo de vida (ACV) de nosso ecolápis e em 2019 começamos outros dois estudos voltados para produtos plásticos, de forma a entender que outros desafios deveríamos atacar na busca por menores impactos em nossos produtos e atividades.
Com o conceito de impacto “Do berço ao túmulo” (From craddle to Grave), a Faber-Castell Brasil mantem parceria com a empresa de logística reversa TerraCycle por meio de um programa de coleta que permite a transformação dos instrumentos de escrita como canetas, lápis, lapiseiras, marcadores, borrachas, apontadores que não funcionam mais ou que estejam quebrados, e suas respectivas embalagens, em matéria-prima reciclada, o que permite que este material seja utilizado em substituição a materiais virgens e ainda evita o descarte de resíduos no meio ambiente. Atualmente, o nosso programa conta com mais de 5.000 Times Participantes e já coletou mais de 1,9 milhões de instrumentos de escrita.
Conheça o nosso Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell: https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell
Reuso de Água
FSC®
Mais de 90 % da madeira utilizada para a produção mundial de lápis Faber-Castell vêm de 100% florestas certificadas pelo FSC, e, portanto, são originárias de fontes responsáveis.
FSC Política de Cadeia de Custódia
PEFC
Política de Cadeia de Custódia do PEFC
Respeitamos o valor ambiental de cada matéria-prima. Para ampliar sua utilização, muitos produtos podem ser recarregados.
Da árvore ao lápis
A Faber-Castell é pioneira em sua área de negócios por adotar métodos de produção industrial que respeitam o meio ambiente. Garantir uma fonte de madeira sustentável a longo prazo foi uma iniciativa-chave em meados da década de 1980. No Brasil, a empresa utiliza madeira macia, de crescimento rápido, proveniente de manejo florestal próprio. As mudas são plantadas continuamente para substituir as árvores colhidas: um ciclo ecológico sustentável. Mais de um milhão de árvores jovens do tipo Pinus Caribaea são plantadas e criadas anualmente em uma área total de cerca de 10.000 hectares (100 km²). As florestas estão localizadas na região de Prata, Minas Gerais. Após 20 a 23 anos, as árvores são grandes o suficiente para serem colhidas como matéria-prima ambientalmente compatível para fabricação de lápis de cor e lápis grafite. Não apenas os materiais utilizados, mas também o desenvolvimento, métodos de produção e descarte de todos os tipos de resíduos são submetidos a análises críticas. Por exemplo, a Faber-Castell desempenhou um papel pioneiro no uso de tintas à base de água, amigas do ambiente, para o revestimento de seus lápis de madeira.
Baixar Resumo do Plano de Manejo Florestal
O sistema integrado de gestão da Faber-Castell é certificado nas normas ISO 14001:2015 e ISO 9001:2015 pela TÜV Rheinland. Para as unidades do Brasil, o escopo é dividido nos seguintes endereços:
São Carlos - Rua Cel. José Augusto de Oliveira Salles, 1876 - Vila Izabel, o site é certificado nos processos de pesquisa e desenvolvimento, design, produção e distribuição de instrumentos de desenho e escrita, acessórios de escrita e aprendizagem, conjuntos para atividades criativas e produtos cosméticos.
São Paulo - Av. Dr. Cardoso de Melo, 1184-16° andar - Vila Olímpia, o site é certificado no escopo de marketing e venda de instrumentos e acessórios de escrita, aprendizagem, conjuntos para atividades criativas e produtos cosméticos; Centro Administrativo (escritório central).
Prata - Rod. BR 153, Km 109,5, o site é certificado nos processos de serraria e produção de tabuinhas.
Manaus - Av. do Turismo, 2539C - Ponta Negra, é certificada nos processos de injeção de componentes plásticos, fabricação de componentes metálicos, montagem e embalamento associados aos produtos: caneta hidrográfica, demarcadores e apontadores para lápis
Um terço das florestas da empresa no Brasil são preservadas como matas nativas e habitat para espécies raras de animais e plantas. São o lar de cerca de 716 espécies de animais e plantas, como o pássaro joão-bobo da foto. Destas, 50 espécies estão ameaçadas de extinção em outros lugares.
Projetos Florestais no Brasil
O cuidado que temos com a nossa madeira não envolve só sua qualidade, mas também a preservação de nossos parques florestais. A Faber-Castell realiza um trabalho destacado na preservação do Cerrado Brasileiro, ecossistema presente em nossos parques florestais e um dos ecossistemas mais ameaçados no Brasil e no mundo. São quatro projetos de preservação atualmente implementados, com prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais:
a) Arboris e Animalis
O objetivo dessa iniciativa de biodiversidade de longo prazo nas florestas da própria empresa em Prata (Minas Gerais, Brasil) é preservar e estabelecer a fauna e flora nativas. A variedade de espécies animais e vegetais é monitorada regularmente pelos cientistas e sua distribuição e colonização são documentadas. Desde o início do programa, um aumento constante da biodiversidade foi registrado na área florestal de 10.000 hectares. Além disso, foram contadas 423 espécies de árvores, pertencentes a 29 famílias de árvores diferentes. O apoio da Faber-Castell permitiu que 40.000 árvores indígenas fossem plantadas em áreas designadas de reserva.
b) Acqua
O monitoramento constante da qualidade da água e dos níveis de água nas florestas da Faber-Castell é essencial para detectar possíveis contaminações de áreas vizinhas de cultivo ou períodos de seca em um estágio inicial e para permitir que medidas apropriadas sejam tomadas.
O resultado:
Maior proliferação de águas correntes nas florestas da empresa em comparação com outras terras agrícolas na região.
Apoio científico de organizações governamentais.
Sensibilização e solidariedade entre os agricultores vizinhos através do projeto da água.
c) Solos
O objetivo desse projeto é caracterizar e mapear os aspectos do solo dos parques florestais nas áreas da empresa. E através desse mapeamento físico, conhecer o solo e monitorar sua evolução para assim minimizar os processos erosivos.