Meio Ambiente

Um terço das florestas próprias da empresa permanece intocado sendo habitat para cerca de 660 espécies endêmicas de animais e plantas.
Gerenciamos de forma sustentável 10.000 hectares de florestas próprias. Eles fornecem a matéria-prima para nossos lápis e cobrem 86% de nossa demanda mundial de madeira.
Todos os anos, cerca de 300.000 mudas são plantadas nas florestas da própria empresa. Cultivamos o equivalente a um caminhão de madeira por hora.
A Faber-Castell usa madeira 100% certificada FSC ou PEFC em todo o mundo.
.
ciclo

Perspectiva de Ciclo de Vida e Logística Reversa

Temos buscado cada vez mais incorporar os conceitos de Ciclo de vida ao longo de nossos processos, seja para auxiliar no desenvolvimento de um novo produto ou até para determinar qual tipo de frete será utilizado para envio de nossos produtos para todo o mundo. Desenvolvemos com uma parceria no ano de 2016 um estudo de análise de ciclo de vida (ACV) de nosso ecolápis e em 2019 começamos outros dois estudos voltados para produtos plásticos, de forma a entender que outros desafios deveríamos atacar na busca por menores impactos em nossos produtos e atividades.
 

Com o conceito de impacto “Do berço ao túmulo” (From craddle to Grave), a Faber-Castell Brasil mantem parceria com a empresa de logística reversa TerraCycle por meio de um programa de coleta que permite a transformação dos instrumentos de escrita como canetas, lápis, lapiseiras, marcadores, borrachas, apontadores que não funcionam mais ou que estejam quebrados, e suas respectivas embalagens, em matéria-prima reciclada, o que permite que este material seja utilizado em substituição a materiais virgens e ainda evita o descarte de resíduos no meio ambiente. Atualmente, o nosso programa conta com mais de 5.000 Times Participantes e já coletou mais de 1,9 milhões de instrumentos de escrita.

 

Conheça o nosso Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castellhttps://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell

reuso

Reuso de Água

Implementamos em 2018 na unidade de São Carlos, São Paulo, um projeto de reuso buscando minimizar o lançamento de efluentes da fábrica com maior capacidade de produção de lápis de madeira do mundo. A unidade, que já fazia o tratamento de 100% do efluente gerado em suas atividades industriais e administrativas, tornou isso possível através da adição de uma nova etapa de tratamento em nosso efluente sanitário por meio de uma membrana de ultrafiltração, responsável por “polir” o efluente após tratamento biológico por lodo ativado e tornando-o próprio para ser reutilizado numa lagoa paisagística, para a limpeza de áreas externas e jardinagem e para infiltração superficial no solo. E o resultado, é que em pouco mais de um ano após a implementação, foi evitado o descarte de mais de 12 mil m³ de efluentes na rede do município.
 

FSC®

Mais de 90% da madeira usada para a produção mundial de lápis Faber-Castell é proveniente de florestas 100% certificadas pelo FSC e, portanto, originárias de fontes responsáveis.

PEFC

A Faber-Castell utiliza madeira certificada pelo PEFC como alternativa à madeira certificada pelo FSC. Ambos os esquemas de certificação garantem o manejo e uso sustentável dos recursos florestais.
As florestas da Faber-Castell absorvem 900.000 toneladas de dióxido de carbono (CO2), de acordo com um estudo científico da TÜV-Rheinland®, de 2012. O projeto florestal de 10.000 hectares não apenas protege estoques de madeira sustentável, mas também protege o meio ambiente por meio da fotossíntese, que converte o CO2 em biomassa. Os pinheiros e florestas de Prata, um terço das quais foram deixados intocadas, neutralizam, portanto, a pegada de carbono das instalações de produção globais da Faber-Castell, o que é relevante para o clima do planeta. Grandes partes das florestas são habitat para espécies raras de animais e plantas do ecossistema local, o que é particularmente importante. Uma interação respeitosa com a natureza é fundamental, juntamente com a sustentabilidade.
Respeitamos o valor ambiental de cada matéria-prima. Para ampliar sua utilização, muitos produtos podem ser recarregados.
O Grupo Faber-Castell trabalha na redução do uso de plásticos ou na sua substituição por alternativas recicladas.
Nossas florestas próprias absorvem mais de 900.000 toneladas de gás carbônico e neutralizam as emissões de nossas fábricas.
82% da energia utilizada pela Faber-Castell é proveniente de fontes renováveis.
Como líder mundial na produção de borrachas, a Faber-Castell evita o uso de amaciantes nocivos. As borrachas são produzidas sob rigoroso controle de qualidade e não contêm PVC.

Recarregáveis

Respeitamos o valor de cada matéria-prima. Para aumentar sua utilização, muitos produtos podem ser recarregados.

Plástico reciclável / papelão reciclável

A Faber-Castell trabalha na redução do uso de plásticos ou na sua substituição por alternativas recicladas. Os produtos ou embalagens são feitos de plástico ou papelão recicláveis.
Nossas embalagens são feitas de papelão reciclável.
Contribuímos para a proteção do clima por meio do cálculo e gerenciamento anuais de nossa pegada de carbono em todas as fábricas. As emissões são neutralizadas através do sequestro de carbono por nossas florestas no Brasil.
Todos as fábricas do grupo Faber-Castell são certificados de acordo com as normas internacionais para garantir que os padrões de qualidade e proteção ambiental sejam cumpridos.

Da árvore ao lápis

A Faber-Castell é pioneira em sua área de negócios por adotar métodos de produção industrial que respeitam o meio ambiente. Garantir uma fonte de madeira sustentável a longo prazo foi uma iniciativa-chave em meados da década de 1980. No Brasil, a empresa utiliza madeira macia, de crescimento rápido, proveniente de manejo florestal próprio. As mudas são plantadas continuamente para substituir as árvores colhidas: um ciclo ecológico sustentável. Mais de um milhão de árvores jovens do tipo Pinus Caribaea são plantadas e criadas anualmente em uma área total de cerca de 10.000 hectares (100 km²). As florestas estão localizadas na região de Prata, Minas Gerais. Após 20 a 23 anos, as árvores são grandes o suficiente para serem colhidas como matéria-prima ambientalmente compatível para fabricação de lápis de cor e lápis grafite. Não apenas os materiais utilizados, mas também o desenvolvimento, métodos de produção e descarte de todos os tipos de resíduos são submetidos a análises críticas. Por exemplo, a Faber-Castell desempenhou um papel pioneiro no uso de tintas à base de água, amigas do ambiente, para o revestimento de seus lápis de madeira.

Biodiversidade

Um terço das florestas da empresa no Brasil são preservadas como matas nativas e habitat para espécies raras de animais e plantas. São o lar de cerca de 660 espécies de animais e plantas, como o pássaro joão-bobo da foto. Destas, 50 espécies estão ameaçadas de extinção em outros lugares.

 

Projetos Florestais no Brasil

O cuidado que temos com a nossa madeira não envolve só sua qualidade, mas também a preservação de nossos parques florestais. A Faber-Castell realiza um trabalho destacado na preservação do Cerrado Brasileiro, ecossistema presente em nossos parques florestais e um dos ecossistemas mais ameaçados no Brasil e no mundo. São quatro projetos de preservação atualmente implementados, com prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais:

a) Arboris e Animalis
O objetivo dessa iniciativa de biodiversidade de longo prazo nas florestas da própria empresa em Prata (Minas Gerais, Brasil) é preservar e estabelecer a fauna e flora nativas. A variedade de espécies animais e vegetais é monitorada regularmente pelos cientistas e sua distribuição e colonização são documentadas. Desde o início do programa, um aumento constante da biodiversidade foi registrado na área florestal de 10.000 hectares. Além disso, foram contadas 423 espécies de árvores, pertencentes a 29 famílias de árvores diferentes. O apoio da Faber-Castell permitiu que 40.000 árvores indígenas fossem plantadas em áreas designadas de reserva.

b) Acqua
O monitoramento constante da qualidade da água e dos níveis de água nas florestas da Faber-Castell é essencial para detectar possíveis contaminações de áreas vizinhas de cultivo ou períodos de seca em um estágio inicial e para permitir que medidas apropriadas sejam tomadas.
O resultado:

  • Maior proliferação de águas correntes nas florestas da empresa em comparação com outras terras agrícolas na região.
  • Apoio científico de organizações governamentais.
  • Sensibilização e solidariedade entre os agricultores vizinhos através do projeto da água.


c) Solos
O objetivo desse projeto é caracterizar e mapear os aspectos do solo dos parques florestais nas áreas da empresa. E através desse mapeamento físico, conhecer o solo e monitorar sua evolução para assim minimizar os processos erosivos.

 

De onde vêm nossos lápis

EcoLápis

Madeira proveniente de florestas sustentáveis certificadas (por exemplo, FSC, PEFC, SFI).

Verniz à base de água

A Faber-Castell foi a primeira fabricante a introduzir a tecnologia de verniz ecológico à base de água, usado para quase todos os instrumentos de escrita produzidos na principal fábrica de Stein, na Alemanha.

Nosso compromisso ecológico

Produção Carbono Neutra
CO2 - As emissões são compensadas através de projetos certificados.
Leia mais
Alternativas plásticas
O uso de alternativas para o plástico convencional.
Leia mais

Saiba mais sobre sustentabilidade na Faber-Castell

Economia
Somos o maior e o mais antigo fabricante de lápis de madeira no mundo.
Leia mais
Compromisso Social
O compromisso social faz parte de nossos esforços de responsabilidade corporativa há muitas gerações.
Leia mais
Sustentabilidade - Fichas técnicas
Você encontrará mais informações resumidas em nossas Fichas de Sustentabilidade.
Leia mais