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Procedimento de reclamações para a Lei da Cadeia de Suprimentos da Alemanha (LkSG)

᠎O Canal Ético da Faber-Castell é uma ferramenta de comunicação anônima e segura, para você fazer denúncias. Essa ferramenta permite coletar e tratar informações de colaboradores, terceiros, clientes ou fornecedores que ajudem a Empresa com relatos sobre desvio de conduta ética, má gestão, práticas criminosas, fraudes, lavagem de dinheiro, corrupção, assédios moral e sexual, discriminação de qualquer espécie, bem como em concordância com a Lei Federal Anticorrupção nº 12.846/2013.
Make a report
Quem? 

 

  • Funcionário da Faber-Castell  
  • Terceiros (por exemplo, fornecedores, parceiros de negócios, clientes, sindicatos, organizações não governamentais e outras organizações que tomam conhecimento de riscos ou violações e/ou apoiam as pessoas afetadas, outros terceiros, por exemplo, moradores das proximidades das unidades da Faber-Castell)

O que pode  ser reportado? 

  • Violação dos direitos humanos: 
    • trabalho infantil  
    • trabalho forçado, escravo ou tráfico humano
    • saúde e segurança ocupacional  
    • discriminação
    • garantia de de salário digno e adequado 

 

  • Violação da proteção ambiental: 
    • fabrico de produtos com adição de mercúrio, a utilização de mercúrio e compostos de mercúrio nos processos de fabrico e o tratamento ilegal de resíduos de mercúrio (Convenção de Minamata)
    • produção e utilização de produtos químicos ("poluentes orgânicos persistentes") em conformidade com a Convenção de Estocolmo (Convenção POP)  
    • manuseio, coleta, armazenamento e eliminação de resíduos de uma forma que não seja ambientalmente correta, de acordo com a Convenção de Estocolmo (Convenção POP)

     

O sistema está atualmente disponível em alemão e inglês. No entanto, os relatórios podem ser apresentados em qualquer idioma.

O funcionamento exato do procedimento de reclamação está descrito no Regulamento Interno.

Proteção do Denunciante 

A Faber-Castell garante que nenhum funcionário sofrerá qualquer desvantagem dentro da empresa pelo simples uso do sistema. Excetuam-se os casos em que o sistema seja intencionalmente mal utilizado para denúncia.

 
A possibilidade teórica de utilização indevida do sistema - por exemplo, para prejudicar a reputação de um funcionário - está sendo considerada em todos os relatórios. Além disso, é uma presunção fundamental a inocência até prova em contrário.

O sistema baseia-se no tratamento confidencial de todas as informações e da identidade do denunciante. No entanto, também é possível fazer uma denúncia anônima. Além disso, todos os regulamentos de proteção de dados são cumpridos.

São cumpridas as obrigações legais de prestação de informações às autoridades e as exceções legais ao requisito de confidencialidade.

Nota: Para total anonimato, a denúncia deve ser enviada através do site da Faber-Castell fora da rede Faber-Castell, por exemplo, usando um dispositivo pessoal.

Ombudsperson (Ouvidor) 

O ombudsman atua como um ponto de contato externo e, portanto, neutro para denúncias (inclusive denúncias anônimas) de funcionários da Faber-Castell e de terceiros externos. O ombudsman garante que pode ser contatado durante o horário comercial normal por meio de uma linha direta de conformidade. O Provedor também pode ser contatado por e-mail e por correio através dos seguintes dados de contato:

Jesko Trahms 
BDO Legal Rechtsanwaltsgesellschaft mbH 
Zielstattstraße 40 
81379 München 
Phone: +49 (0) 1733091491 
Mail: jesko.trahms@bdolegal.de 

Procedimento de denuncia externa. 

Alternativamente, podem ser utilizados os procedimentos de denúncia externa listados na página inicial do Gabinete Federal de Justiça Alemão.

 

Regras de procedimento