Aviso contra sites on-line fraudulentos com supostas ofertas da Faber-Castell. Você pode encontrar mais informações aqui

Cartas de Natal e cartões de Natal: Presentes para o coração

Cartas de Natal e cartões de Natal: Presentes para o coração

Textos escritos por você mesmo em um cartão de Natal são provavelmente as mais belas demonstrações de afeto. Eles estabelecem um vínculo muito pessoal entre o escritor e o leitor. Traremos para você dicas e inspirações para te ajudar a surpreender quem você ama com um cartão personalizado escrito à mão com muito amor.

"Volte a escrever": este convite, que foi o título de uma campanha do Deutsche Post há quase 40 anos, não perdeu sua relevância. Pelo contrário: em tempos de crescente comunicação digital, as cartas escritas a mão estão se tornando cada vez mais preciosas. Afinal, esse bom e velho formato analógico de troca nos enriquece continuamente, tanto na escrita quanto na leitura. Quem segura uma caneta pode sentir a imaginação, memória e emoções sendo ativadas. Essa união entre cabeça, coração e mão também é comunicada durante a leitura, a caligrafia cria uma conexão única entre o autor e o destinatário. Um presente muito especial que enche de  alegria quem recebe, de modo especial nas festas de fim de ano.

O que nos conecta - e o que perdemos

O que nos conecta - e o que nos faz falta.

Quais foram os melhores momentos desse ano, do que nós rimos? Com certeza sentimos muita falta dos rituais e encontros que são comuns nessa época do ano. Que tal atender também a esse anseio com um mensagem pessoal para quem você ama? Que tal agradecer alguém ou dizer que vai estar alí para quando ela precisar no próximo ano? A propósito: muitos autores e artistas já publicaram poemas de Natal. Talvez você encontre alguma inspiração neles!

O irmão mais velho do cartão postal: um esforço que vale a pena.

O cartão de Natal ainda é muito presente nessa época festiva nos países ocidentais. Só na Grã-Bretanha, mais de um bilhão de cartões são vendidos a cada temporada *. Com mensagens prontas e já impressas, é algo rápido e garantido, ao contrário de uma carta. Por outro lado as linhas pessoais podem nos encher de calor ou melancolia, nos mandar de volta no tempo ou no ano novo. As cartas de Natal tornam-se ainda mais pessoais quando além de escrever você mesmo as  decora. Com a ajuda de tutoriais e as ferramentas criativas certas, elementos únicos e personalizados garantem o sucesso e muitas emoções.

Assim, as palavras fluem por si mesmas

Nem todo mundo tem a facilidade de escrever de um poeta, mas quando se trata de escolher as ferramentas de escrita, uma coisa se aplica tanto aos escritores amadores quanto aos profissionais: Se você quiser escrever uma carta à mão, é melhor usar uma caneta-tinteiro. Diferente de uma esferográfica, por exemplo, a ponta desliza mais suavemente sobre o papel ao escrever, permitindo um fluxo uniforme da escrita, auxiliando assim no estilo de escrita individual. A carta de Natal do ator Richard Burton para sua esposa Elizabeth Taylor em 1972 mostra como o instrumento de escrita certo pode ser inspirador:

"De nada adianta fingir que você é uma mulher comum. No entanto você não é mais do que esta caneta-tinteiro. Claro, não quero dizer que você possa ser comparada a um instrumento de escrita. E ainda assim, como esta magnífica caneta-tinteiro, você é forte e suave ao mesmo tempo...**

Da escolha do momento correto à inspiração de texto: dicas importantes para uma mensagem de Natal perfeita.

Primeiro as Cartas: O planejamento é tudo e para garantir que os seus destinatários recebam os seus votos a tempo das festas, envie suas cartas o mais cedo possível.

Criar a atmosfera certa. Em um ambiente criativo os pensamentos e palavras fluem como que por magia. Pegue sua caneta favorita e crie um ambiente, com velas, música e quem sabe uma xícara de chá sobre a mesa.

Falando em inspiração: você pode encontrar nas livrarias, publicações com cartas de Natal de famosos que podem te inspirar, como  essa frase da pintora Paula Modersohn-Becker: “Tenho a sensação de que é preciso evoluir com o Natal. Sinto como se as barricadas que construí tão laboriosamente e de forma tão mesquinha contra tantas coisas e tantas pessoas estão prestes a cair ... "**.

Rime como um poeta. Muitas mentes criativas escreveram poemas para essa época do ano. Uma viagem ao mundo da poesia faz com que você mesmo queira experimentá-la em suas cartas de Natal.

Momentos de conexão: Algumas perguntas podem ajudar a lembrar histórias em comum. Que experiências de infância compartilhamos? Que brincadeira e piada? Que membros da família não podem ser esquecidos?

Uma abordagem pessoal. Frases usadas demais podem parecer impessoais, por isso se concentre em algo que demostre o vínculo entre você e o destinatário.

Escolha questões atuais quem mexem com o coração: Quais momentos perdemos, particularmente durante a pandemia, e quais os novos momentos que queremos criar juntos?

Dica para os iniciantes. Para cartões em branco que já vem com um envelope temático, é melhor garantir uma segunda folha - se algo der errado com o texto, a folha pode ser facilmente trocada sem perder o cartão.

Crie uma "Nuvem de palavras" em vez de frases longas: Escreva as palavras-chave mais importantes sobre a pessoa, em diferentes tamanhos, de acordo a importância da palavra, e as organize em uma nuvem de palavras. O motivo decorativo ideal para um presente verdadeiramente único!

Prolongar o espírito do Natal. Está cientificamente provado que internalizamos melhor as palavras escritas à mão do que as digitadas. Isto pode nos ajudar a alcançar o que Charles Dickens disse uma vez: "Honrarei o Natal em meu coração e tentarei mantê-lo durante todo o ano "***.

* https://www.england.de/grossbritannien/weihnachten/weihnachtsbraeuche
** Habt alle ein schönes Fest und einen armen Ofen", hrsg. von Petra Müller/Rainer Wieland, Propyläen
᠎Tradução Pendente: *** https://1000-zitate.de/thema/Weihnachten/