Aviso contra sites on-line fraudulentos com supostas ofertas da Faber-Castell. Você pode encontrar mais informações aqui

Técnicas básicas com Pastel Artístico

Queremos inspirá-lo – com nossa melhor qualidade e cores ricas. Você já tentou desenhar com pastéis macios? Se já tentou,, então você já sabe como é divertido criar imagens com pastéis macios. Queremos incentivá-lo como um iniciante:s pastéis macios permitem que você desenhe de forma casual e espontânea. Nem tudo será perfeito desde o início, mas isso não importa, pois os desenhos em pastel suave podem ser facilmente corrigidos. Praticar as técnicas mostradas abaixo e fazer um trabalho criativo o recompensará com uma sensação de prazer. Comece agora e experimente todas as técnicas e dicas aqui apresentadas!

  • todas as idades 
  • 30 min
O que você precisa:
Pastéis Artísticos

Queremos inspirá-lo com qualidade e cores ricas. Você já tentou desenhar com pastéis macios? Se já tentou, então já sabe o quão divertido é. Se nunca desenhou, queremos encorajá-lo a iniciar. O pastel macio permite que você desenhe casualmente e espontaneamente. Nem tudo será perfeito logo de início, mas isso não importa porque desenhos em pastel macio podem ser facilmente corrigidos. Praticando as técnicas mostradas abaixo e montado um trabalho criativo, sem dúvida terá ficará muito feliz com o resultado final. Comece agora e dê uma chance à todas as técnicas e dicas!

Que cor!

Os pastéis macios são usados para desenhar ou pintar? Você pode fazer as duas coisas , pois a forma retangular dos bastões de pastel permite desenhar linhas e colorir as áreas. Isso confunde a fronteira entre desenho e pintura.

Você notará isso imediatamente através do toque suave: a aplicação de pastéis macios é um processo muito espontâneo e a cor aplicada pode ser facilmente mesclada. Isso ocorre porque os pigmentos em um pastel macio são apenas minimamente comprimidos e o pastel contém uma porcentagem extremamente baixa de aglutinantes. Pastéis suaves podem criar gradientes suaves e fluidos como nenhum outro meio de desenho ou pintura.

Os pastéis macios Faber-Castell estão disponíveis em dois comprimentos: o formato padrão e o formato mini.

O papel certo

Nem todos os papéis são iguais. Então, qual é o tipo de papel para pastéis macios? Texturizados, que permitem que os pigmentos grudem bem em sua superfície, oferecendo a melhor aderência. Os papéis lisos são menos adequados para isto. Ao começar, tente facilitar as coisas usando um papel apropriado. Tais papéis oferecem o melhor possível e lhe dá liberdade de concentrar-se no desenho.

Uma vez que você se torne um pouco mais familiarizado com os pastéis, também poderá tentar usar papel aquarelável, lona, papel-cartão ou madeira como substrato. Sempre se certifique de que o substrato utilizado é livre de ácidos, a fim de evitar o amarelamento desagradável de sua imagem.

Uma tira de teste o ajuda com seleção de cores

Você gostaria de experimentar cores muito brilhantes? A combinação pastéis macios com papéis coloridos permitem que você experimente em um piscar de olhos! Poderá criar contraste através do desenho em papéis de cor escura, enquanto que, ao fazê-lo em papéis de cores vivas, produzirá suaves misturas de cores.

As cores brilham papéis de cor escura

É hora de testar! Combinar a mesma cor pastel com papéis em tons frios, quentes ou neutros resultará em combinações de cores muito diferentes, influenciando significativamente no resultado final da imagem. Recomendamos ter um pedaço de papel colorido ao lado do desenho para fins de teste. Nesta tira de papel, você pode testar se obterá o tom da cor que deseja.

Desenhe linhas finas usando a ponta - Desenhe linhas grossas usando a borda - Cor nas áreas usando o largo lado pastel

Linhas e áreas

Os pastéis macios não tiveram seu formato retangular escolhido por acaso. As bordas e o plano oferecem muitas maneiras diferentes para usar os pastéis. Você pode usar a ponta e as bordas para desenhar linhas finas e médias. Para desenhar linhas grossas ou coloridas use o lado largo do pastel. Alterar a intensidade da pressão é outra forma de usar o pastel. Exercendo mais ou menos pressão, você pode aumentar ou diminuir a saturação da cor aplicada.

Hatching

Hatching usando pastéis macios? O hatching não é uma técnica muito usada com pastéis macios, mas é uma forma interessante de acrescentar estilo e pode ser usada em combinação com outras técnicas de desenho para criar elementos visuais interessantes.

Tente usar a borda e a ponta de um pastel para criar hatchings precisos e expressivos. As hachuras em camadas umas sobre as outras resultam em misturas espontâneas de cores que lhe darão inspiração para uma nova composição visual.

Aplicar cores sobre e um ao lado do outro

Mistura e mistura

Você se apaixonará imediatamente por isso: misturar pigmentos em lindos gradientes e combinações de cores. Ao pintar com pastéis, você entra em contato direto com a cor porque normalmente ela é usado o dedo. No entanto, você também pode usar um esfuminho, um pano ou outros materiais para fazer isso. Sempre misture as cores de uma área mais clara para uma mais escura.

Misturar cores

Misture pastéis macios diretamente sobre o papel. Aplique cores ao lado e uma sobre a outra e misture-as com seu dedo. Se a mistura ainda não corresponder ao que deseja, você pode refiná-la ainda mais com mais camadas de cor. É aconselhável usar menos tonalidades quando começando, porque uma mistura de muitas cores pode rapidamente se transformar em um tom de cinza.

Gradientes de cor

A criação de gradientes de cor é o ponto alto do uso do pastel. Eles podem criar gradientes fluidos e de grande qualidade.

Aplique as cores que selecionou uma ao lado da outra para formar o gradiente. Em seguida, misture as cores apenas em suas interfaces, de preferência utilizando um esfuminho. O papel na ponta do esfuminho permite trabalhar em pequenas áreas também. Uma técnica de aplicação simples que produz resultados espetaculares!

É bom saber: Um esfuminho é feito de papel enrolado hermeticamente juntos e podem ser cortados à medida usando um cortador ou faca afiada. Os cotos de mistura estão disponíveis em várias espessuras.

Iluminando e escurecendo

Você pode, é claro, usar o preto para escurecer uma cor. Mas tente usar uma cor complementar para isso. Na roda de cores, esta é a cor oposta à que escolheu. No exemplo apresentado, azul e laranja são opostos um ao outro. Quando você usa essas duas cores uma sobre a outra, você ganha uma tonalidade de cinza. Você poderá variar a tonalidade de cinza  ajustando a relação entre as duas cores. A mistura de uma cor com o branco é uma ótima maneira de clareá-lo. Da mesma forma, você também pode tentar usar outras tonalidades de cores mais brilhantes. Dependendo da tonalidade da cor, você terá misturas com um resultado mais quente ou mais frio.

A borracha maleável

A borracha maleável é algo que você realmente não poderá viver sem! A borracha maleável poderá ser amassada em qualquer forma que desejar, a fim de ser usada para correções em pequenos pontos ou seções maiores. Quando se trata de área, a borracha maleável absorve pigmentos soltos ligando-os à massa de borracha.

A borracha maleável lhe oferece outra maneira de iluminar cores e partes corretivas de uma imagem. E não é só isso que pode fazer: usá-la para remover pigmentos de uma imagem com a ajuda de uma borda de papel ou de um stencil. Isto permite criar linhas ou áreas brilhantes com precisão em sua imagem; também funcionando em papéis de cor escura.

Positivo e Negativo

Experimente novas abordagens! Geralmente desenha-se o modelo em cores, em um pedaço de papel usando o pastel. E agora você vai fazer apenas o oposto: preencher completamente o fundo com cor e deixar o modelo aplicar-se como camada superior. É surpreendente como o modelo aparece agora. Teste de diferentes formas para ver quais são mais adequadas ao estilo.

Sem fixador: Top manchas de cor com a cor subjacente E Com fixador: Top a cor não cor de fundo mancha com a cor subjacente

Aplicação de fixador

Mesmo que tenha esfregado bem os pigmentos coloridos no papel, eles estão apenas descansando soltos no substrato e são propensos a serem manchados involuntariamente. Um fixador permite que você sele e preserve sua imagem. O fixador é pulverizado na imagem a partir de uma distância de aproximadamente 30 cm. Após a secagem, ele protege permanentemente a superfície.

Há opiniões diferentes sobre se você deve ou não usar um fixador. Critica-se que o uso de um fixador faz as cores parecem mais sombrias e mais embotadas. Quem defende argumenta proteger seu quadro e permitir continuar a processar suas imagens após a secagem do fixador.

Fixação intermediária

A chamada fixação intermediária é uma técnica que você pode usar para corrigir suas pinturas, bem como trabalhar nelas de outras formas criativas. O fixador seco repousa sobre a cor como um casaco e o impede de misturar-se com cores aplicadas posteriormente. Por exemplo, você pode aplicar cores mais claras em partes da pintura que se tornaram também escuras ou colocar pontos precisos de luz. Camada por camada, a fixação intermediária abre um grande espaço para a composição criativa de imagens.

É bom saber: O spray para cabelo não é muito adequado como fixador, já que faz os pigmentos se aglomerarem,
dando à imagem um aspecto manchado.

Você pode aplicar um fixador em uma preliminar e depois desenhar sobre ele usando pastéis macios. Isto evita que o esboço preliminar se manche.

Para grandes efeitos: Stencils

Se você não quiser aplicar fixador em sua imagem para preservação, mas existe uma área sobre ela que queira melhorar, então aqui está um truque que pode usar. Corte um pedaço de papel para fazer um stencil com a forma da área a ser trabalhada. Em seguida, coloque o stencil em sua imagem e aplique um fixador sobre o recorte. Quando o fixador estiver seco, você pode aplicar mais
cores para a área.

Misturar com uma escova macia

Refinado

É difícil de acreditar, mas você pode usar água e um pincel para alterar muito o resultado de uma pintura com pastel. Desenhe seu modelo usando pastéis macios. Agora tome um pincel macio umedecida e passe pelo desenho. Os pigmentos na parte superior serão absorvidos pela escova e misturarão sobre a pintura sem estragar a original. Simples, mas brilhante!

Ajudantes práticos

Você já conheceu os mais importantes ajudantes: a borracha maleável e o esfuminho. Mas ainda há mais ajudantes para descobrir.

Uma faca ou uma lixa permitem raspar facilmente o pigmento de um pastel. Aplique o pigmento diretamente sobre seu modelo ou raspe-o em um pedaço de papel separado.


Você pode escolher pelo pigmento usando seu dedo e incorporá-lo em um desenho existente, ou misturá-lo imediatamente em sua imagem. Isto é uma técnica ideal que poderá usar rapidamente cor em grandes áreas ou criar belas texturas.

Combinando técnicas fortes

As técnicas de desenho que apresentamos oferecem infinitas possibilidades de criar imagens extravagantes em pastel. Se você estiver procurando ainda mais tópicos de variação e ama imagens de mídia mista, experimente combinações de outros materiais e ferramentas da linha Creative Studio.

Você poderá, por exemplo, usar a caneta artística Pitt com tinta à prova d'água para esboços preliminares. A interação soft e Goldfaber também oferecem ótimos resultados.