- todas as idades
- 30 min
O que você precisa:
Lápis de cor Goldfaber
Goldfaber: a qualidade faz a diferença
O lápis de cor Goldfaber é um lápis clássico de desenho. Mas o que o torna tão especial? A resposta é simples: a qualidade dos recursos que a Faber-Castell utiliza.
Isto começa com a madeira que envolve o grafite. Você não vai se aborrecer na hora de apontá-los, sendo exatamente por isso que usamos madeira com fibras sem nós, estas crescem de forma homogênea para assegurar um fácil apontamento e com menos sujeira. Menos aparas significa que você desfrutará de seu lápis de cor por mais tempo.
A peça central de cada lápis de cor é o grafite colorido. O grafite Goldfaber é feito com pigmentos de alta qualidade que, combinados com cera como agente de impregnação, trazem ao lápis seu traço macio e intenso. Levamos o tempo necessário para moer finamente e misturar os componentes, de forma a garantir a melhor qualidade. Você gosta de desenhar e nós lhe fornecemos o meio ideal: com componentes da mais alta pureza e qualidade, ótima opacidade, cores vivas e boa resistência à luz.
O efeito da cor
Um desenho é composto de múltiplos fatores: número de cores, intensidade da cor, contraste, composição, proporções - em suma, um sistema complexo. Mas não se preocupe, dependerá de você o grau de complexidade de sua criação. Será bom aprender sobre a harmonia das cores, a fim de entender suas interações. Um bom exercício para isso é fazer o mesmo desenho usando um número diferente de cores.
Para uma simples harmonia de cores, use apenas uma no início. Para clareá-lo, use branco, e preto para escurecer. Preste bem atenção aos contrastes para evitar que o desenho seja exageradamente bidimensional.
Escolha uma segunda cor e desenhe a mesma imagem com estas duas cores, bem como misturando-as. Como você verá, os tons misturados criam um visual mais fresco.
Escolha uma terceira cor e desenhe a imagem mais uma vez. A mistura de três cores requer prática, por isso você deve usar a terceira cor com cuidado.
Você sabia que
Diferente do que ocorre com o grafite de um lápis de cor, que é queimado, a firmeza da cor do Goldfaber é alcançada através de um processo de secagem.
O papel certo
Você provavelmente já esteve lá: de pé em frente da prateleira com blocos de desenho perguntando a si mesmo qual papel será o melhor para seu projeto. Infelizmente não há nenhuma recomendação definitiva quanto a escolha do papel, dependerá de seu estilo de desenho e plano. Várias faixas de gramaturas e texturas influenciam o traço e, portanto, o caráter da imagem. No entanto, temos algumas dicas para ajudá-lo a fazer sua escolha.
É bom saber: O papel de desenho de alta qualidade é caracterizado por uma gramatura mais alta, sendo um material bruto de primeira qualidade, bem como boa resistência aos ácidos e ao envelhecimento.
O papel de impressão a frio terá gramaturas finas e grossas, que quebra linhas e áreas criando um traço de lápis solto.
Experimente também com papel colorido. O brilho dos lápis de cor Goldfaber vem por conta própria em papel escuro.
Escuro ou iluminado
É claro que você pode usar o preto para escurecer uma cor., mas tente usar a cor complementar correspondente para fazer isso. Na paleta de cores, esta será a cor oposta à cor que escolheu. No exemplo apresentado, azul e laranja são opostas uma à outra. Quando você sobrepõe estas duas cores, você obterá um tom de cinza. Você pode variar a tonalidade de cinza, ajustando a relação das duas cores.
Sobrepor uma cor com o branco é uma ótima maneira para clarear a cor. Da mesma forma, você também pode tentar usar outras tonalidades mais brilhantes. Dependendo da sombra utilizada, a cor que foi sobreposta terá um caráter quente ou frio.
Você sabia?
Cores complementares colocadas lado a lado realçam seus efeitos. Assim, por exemplo, o laranja faz o azul brilhar quando juntos.
Mistura de cores
Você escolhe, naturalmente, um lápis de cor verde para desenhar uma área verde. Essa é uma ótimo escolha, uma vez que já existem belas tonalidades de verde na gama de cores do Goldfaber. No entanto, se você quiser aproveitar ao máximo a diversidade dos lápis de cor Goldfaber, leve o tempo que for preciso para ver como os tons podem ser combinados, misturando com as diferentes tonalidades de azul e amarelo. Mesmo a ordem na qual as cores são pintadas uma sobre a outra é importante; por exemplo, sobreposição de amarelo sobre azul resultará em uma sombra diferente do que o azul sobre amarelo.
É bom saber: As cores brilhantes, como o amarelo, são mais transparentes do que as cores escuras. Portanto, as cores vivas não cobrem tão bem quanto as escuras.
Outra variável quando se trata de design de cor é a intensidade da sobreposição de cores. Mas cuidado: uma camada de cor excessivamente espessa pode selar a superfície do papel, impedindo assim a aplicação de outras cores. Isto é particularmente complicado quando se colocam várias cores em cima uma da outra. Ela requer prática, mas vale bem a pena experimentar com suas próprias nuances de cor. Terminando, você pode usar a cor mais alta para dar a sombra geral um tom frio (azulado) ou um toque quente (avermelhado).
Incubação
Você ficará maravilhado com a riqueza de possibilidades que as técnicas de hatching têm para você!
Em um desenho, o hatching define a iluminação e dá aos objetos uma característica tridimensional. O hatching permite que você desenvolva rapidamente sua própria "assinatura" porque, na realidade, cada pessoa implementa de maneira diferente. Quanto mais praticar diferentes distâncias de linha, variar a pressão que aplica às sobreposições, mais cedo seus esforços serão recompensados com um traço mais confiante.
Estamos mostrando a você como fazer em paralelo e cross-hatching. Para ambas as técnicas, será necessário segurar o lápis com mais inclinação. A inclinação determina se as linhas são traçadas finamente e precisas ou de forma mais ampla.
Hatching paralelo
Como o nome sugere, esta técnica de hatching envolve traçar linhas paralelas com a mesma angulação. Isto pode não parecer muito excitante, mas a variedade de hatchings possíveis através do comprimento do traço é espantosa.
Comece usando uma cor e aplicando pressões variadas. Segurar o lápis na vertical e desenhar linhas paralelas na mesma direção no papel. Quanto mais próximas as linhas estão uma da outra, mais escura a área aparecerá. Resumindo, linhas de hatching criam sobreposições que impulsionam a contraste entre a luz e a escuridão. Sobrepor os traços de hatching causam o aparecimento dessas áreas mais densas.
Cross-hatching
Você vai gostar de fazer um cross-hacthing, pois isso permite um traço mais solto, mais espontâneo, que não precisam ser perfeitos.
Comece com uma cor e sobreponha o hatching em ângulos diferentes. Observe a impressão de profundidade criada por um cross-hatching mais solto e mais denso. A alteração da densidade e o comprimento das linhas resultam em tons diferentes.
O desenho com traçado multicolorido é muito mais desafiador. Aqui, as sombras misturam-se visualmente em um jogo de cores e nuances. Não use muitas cores para começar, mas aumente pouco a pouco.
Com o tempo, você desenvolverá um estilo de hatching que só você será capaz de dominar! Usar traços soltos permitirá fundir de forma arrojada diferentes técnicas de hatching,criando um aspecto extravagante.
Quando vistos à distância, os hatchings intensificam e escurecem a cor, se fundindo visualmente nas áreas. Quanto mais próximas as linhas são umas para as outras, mais intensas e escuras as cores aparecerão.
Sombreamento
Sombreamento é ideal para criar bonitos e extensos gradientes de cor à medida que você as aplica por camada, e são sempre capazes de se ajustar caso o gradiente ainda não esteja totalmente correto. No contrário do hatching, você segura o lápis de forma muito plana, posicionando de modo que toda a superfície do grafite seja usada. Isto resulta em uma cor homogênea.
Frottage
Com sombreamento você pode experimentar uma técnica simples: frottage. Colocar uma folha de papel sobre uma superfície texturizada, como madeira, uma grade de metal, um linho ou um barro poroso. Quando você sombreia, a textura será transferida para o papel, criando uma bela estampa.
Sgraffito
A última vez que você tentou a técnica do sgraffito foi provavelmente durante sua infância, usando giz de cera. Mas o sgraffito também é uma interessante forma de usar lápis de cor.
Eis como funciona: o primeiro passo envolve cobrir completamente uma cor com outra. Idealmente, a cor de base deve ser mais brilhante do que a cor superior. Em seguida, riscar cuidadosamente linhas e áreas da parte superior usando uma faca. E apenas assim, você terá criado belos contrastes e padrões!
Pequenos truques
Bordas e stencils de papel
Papel em relevo
Óleo de bebê
Ferramentas
Normalmente, uma borracha ajuda a corrigir erros. Por que não a utilizar de maneira completamente diferente? Coloque uma ou duas folhas de papel em seu desenho e use suavemente a borracha na fenda entre elas para criar linhas mais brilhantes ou que tenham um grande efeito em todas as áreas. Usando stencils, você poderá criar até visuais mais sofisticados.
Usando uma faca ou uma lixa você pode criar rapidamente belos padrões em seu desenho. Raspe algum pigmento da ponta de seu lápis diretamente sobre seu desenho e espalhe-o com um esfuminho ou dedo para criar belos efeitos. Esta é uma técnica ideal para criar, sem esforço, padrões ou áreas mais coloridas.
Combinando técnicas
As técnicas de desenho que apresentamos oferecem infinitas possibilidades de criar elegantes imagens. Se você está procurando ainda mais espaço para variações e ama
imagens de mídia mista, experimente combinações de outros materiais e ferramentas da linha Creative Studio. Você pode, por exemplo, usar a caneta artística Pitt com tinta à prova d'água para esboços preliminares. A interação de pastéis macios e oleosos com o lápis de desenho Goldfaber também oferece excelentes resultados.