Aviso contra sites on-line fraudulentos com supostas ofertas da Faber-Castell. Você pode encontrar mais informações aqui

Técnicas básicas com Lápis Aquarelável Goldfaber

Que combinação! O Goldfaber Aqua é um lápis de desenho comum. Realmente? É claro, que você pode usá-lo simplesmente para desenhar – esboços rápidos, hachuras ou até mesmo sombreamento em superfícies. Mas o que torna o Goldfaber Aqua tão especial? A cor é totalmente misturável com água! Pegue alguns pincéis e água e veja o desenho se transformar em uma pintura aquarelada viva e vibrante. Esse lápis o levará a uma jornada de descobertas. Isso porque sua curiosidade será despertada pelas muitas maneiras diferentes de combinar técnicas secas e úmidas. Você ficará surpreso com as possibilidades que isso abre para o desenho e a pintura.

  • todas as idades 
  • 30 min
O que você precisa:
Lápis de cor aquarelável Goldfaber

O Goldfaber Aqua não é um lápis comum de desenho. É claro, você pode usá-lo simplesmente para desenhar - esboços rápidos, hatching ou mesmo sombreamento em superfícies. Mas o que torna o Goldfaber Aqua tão especial? A cor é totalmente misturável com água! Use alguns pincéis úmidos e veja o desenho transformar-se em uma linda aquarela. Este lápis o levará a uma viagem de descobertas. Isto porque sua curiosidade será despertada pelas diferentes combinações de técnicas secas e úmidas. Você ficará surpreso com as possibilidades que eles abrem para desenho e pintura.

Vidros

As aquarelas são transparentes e podem ser misturadas para obter novas tonalidades de cor. Você pode fazer uso deste efeito através da técnica de envidraçamento (glazing).


Passo 1

Aplicar várias camadas finas de lápis e depois pinceladas de água, umas sobre as outras.

Passo 2

...durante este processo, certifique-se de que cada camada seque completamente...

Passo 3

...antes de aplicar a próxima camada.

Mascaramento

O contraste com o branco no fundo contribui para a vivacidade de sua imagem. Estas áreas brancas precisam ser definidas e deixadas livres durante a pintura, o que nem sempre é fácil para um iniciante. Se quiser garantir que certas áreas em sua pintura permaneçam inalteradas, então você deverá "mascará-las".


Passo 1

O fluido de mascaramento deve ser aplicado como um líquido e forma uma película emborrachada quando seco.

Passo 2

Quando seco, você poderá aplicar aquarelas, no entanto a área mascarada deverá manter-se inalterada.

Passo 3

Depois que sua obra tiver secado completamente, use seu dedo para remover o filme de mascaramento, cuidadosamente, da superfície do papel.

Técnica de lavagem e técnica wet-on-wet

Estas duas técnicas exigem que você trabalhe com generosas quantidades de água. Alto fluxo de cores e pinturas sobrepostas. Para a técnica de lavagem, o lápis de cor é aplicado sobre papel seco, enquanto para a técnica wet-on-wet, o papel é molhado com água limpa antes de ser pintado, de tal forma que a tinta do lápis, corra de forma mais intensa.


Granulação

Em papéis bem texturizados, você pode conseguir um efeito muito bonito. Segure um pincel quase seco em uma posição muito plana e deslize suavemente através da superfície do papel, de modo que os pigmentos do lápis, sejam aplicados somente na camada superior do papel. Isto produz regiões aleatórias em que predominará o branco, criando um contraste maravilhoso com a cor.


Uma ferramenta muito útil: A Water Brush

Você gosta de viajar e pintar durante o caminho? Então a Water Brush Faber-Castell é sua companhia ideal. A tampa tem uma forma especial que lhe permite alcançar efeitos surpreendentes.

É bom saber: Com a variação da pressão sobre o tanque de água você controla a quantidade de água que precisa para a aquarela.

Técnica de raspagem

Técnica de raspagem: Você pode facilmente mover a tinta dissolvida sobre o papel usando o lado em forma de cunha na tampa, para criar texturas interessantes.

Técnica de raspagem

Técnica de raspagem: As ranhuras integradas na tampa podem ser usadas para criar efeitos diferentes. A umidade no papel pode ser usada para dar ao seu trabalho, padrões de linha elaborados muito rapidamente.

Muito criativo

Você terá muita diversão com estas técnicas simples!

Borrifamento colorido

Borrifamento colorido: Dê a sua pintura de aquarela uma inigualável sensação de frescor, utilizando a técnica de pintura com respingo. Corra a ponta de sua Water Brush pelo grafite de seu Lápis colorido e, com movimentos de cima-baixo, agite-a de forma a respingar água em seu papel.

Distâncias diferentes

Experimente diferentes distâncias para ver qual delas lhe dá os melhores resultados.

Desenho em papel úmido

Desenho em papel úmido: vale muito a pena testar essa técnica. Quanto de pigmentação irá incidir sobre o papel dependerá do quão úmido ele está.


Técnica do sal

Essa técnica é garantia de belas texturas! Deposite sal grosso sobre a superfície molhado e deixe secar. Em seguida, remova o sal e seja surpreendido pelas texturas criadas.


Produção de pigmentos

Você pode usar um bloco de lixa ou uma faca para raspar os pigmentos diretamente do grafite do lápis colorido sobre o papel.

Em papel umedecido, as cores se dissolverão imediatamente na película de água. Em papel seco, você pode levar os pigmentos para utilizá-los onde preferir.

Efeitos usando um borrifador

Você pode conseguir um bonito efeito usando um simples frasco com borrifador. Faça seu desenho como você normalmente faria - e depois jogue água pelo spray do frasco em pontos selecionados. Você ficará encantado com o resultado das cores!


Sgraffito

A última vez que você tentou a técnica do Sgrafito foi provavelmente durante sua infância usando giz de cera. Mas o Sgrafito também é uma interessante forma de usar lápis de cor.


Eis como funciona: o primeiro passo envolve cobrir completamente uma cor com outra; a cor abaixo deve ser idealmente mais brilhante que a cor superior. Em seguida, trace cuidadosamente linhas e áreas usando uma faca. E dessa forma você terá criado belos contrastes e padrões!


Encontre mais inspiração