Aviso contra sites on-line fraudulentos com supostas ofertas da Faber-Castell. Você pode encontrar mais informações aqui

Técnicas básicas de Arte Anime

O mangá,, que teve início no Japão antigo,, continua tremendamente popular hoje em dia e é usado para retratar fantasia e assuntos sérios em formato de história em quadrinhos. A palavra “manga” vem de “man” (caprichoso) e “ga” (desenhos) e, portanto, pode ser traduzida como desenhos ou imagens caprichosas. Esse kit de desenho da Faber-Castell oferece tudo o que você precisa para começar e mostra como criar seu próprio mundo de mangá, passo a passo.

  • adultos 
  • 60 min
O que você precisa:

Caneta Artística Pitt Preta e lápis grafite

Mangá, que começou no Japão antigo, continua a ser tremendamente popular hoje em dia e é usado para retratar fantasia, bem como assuntos reais em formato de quadrinhos. A palavra "mangá" vem de "man" (caprichoso) e "ga" (desenhos) e, portanto, pode ser traduzida como desenhos ou quadros caprichosos. O kit de desenho Faber-Castell lhe dá tudo o que precisa para começar e lhe mostra como criar seu próprio mundo de mangá passo a passo.

Formas básicas

As formas básicas são uma boa maneira de aprender a esboçar figuras. Segure o lápis firmemente. Use o movimento de todo o seu braço para desenhar uma série de círculos. Use seu ombro ao invés do pulso para balançar o lápis ao redor da página. Usando a mesma técnica, desenhe um grande número oito. Repita.

Aqueça desenhando estas formas:

Quadrado (1)
Círculo (2)
Retângulo (3)
Triângulo (4)
Cilindro (5)

Dica Útil

Pratique desenhando todos os tipos de linhas: linhas retas, curvas e linhas de diferentes comprimentos e espessuras. O desenvolvimento de uma linha firme e suave faz com que seus desenhos ganhem um caráter mais polido.

Desenho da cabeça

Faça seu esboço a lápis. Quando estiver satisfeito com o desenho, use a caneta PITT e depois apague as linhas do lápis.

1. Desenhe um círculo e divida-o em quatro seções pares com uma linha horizontal e vertical.

2. Desenhe de leve um quadrado ao redor do círculo. Isto ajudará a colocar formas adicionais necessárias para formar a cabeça. Na metade inferior do círculo, desenhe um triângulo, que aponte para baixo. Apague a ponta inferior do triângulo para criar um queixo.

3. Desenhe linhas verticais angulares para conectar o queixo ao círculo e criar as bordas das bochechas.

4. Os olhos devem ser desenhados desde a linha central do círculo até a parte superior do triângulo. Desenhe pequenas ovais nas bordas externas do círculo para as orelhas. Posicionar o nariz na linha central onde o círculo e o triângulo se interceptam. Centralizar a boca no triângulo.

5. Crie o pescoço desenhando duas linhas verticais para baixo a partir do triângulo. O pescoço pode ser grosso ou fino, dependendo do personagem que estiver desenhando. Faça o pescoço razoavelmente fino para uma menina e mais grosso para um menino.


Criando Emoções

Crie expressões usando diferentes formas para os olhos, adicionando cílios e sobrancelhas. Sobrancelhas que apontam para baixo mostram raiva. Sobrancelhas apontando para cima expressam curiosidade ou preocupação. As sobrancelhas femininas normalmente são finas, enquanto as sobrancelhas masculinas são mais grossas. Personagens mais jovens têm olhos muito grandes e sem cílios. Boca e nariz são sempre muito pequenos.

Feliz/ risonho: Desenhe um meio círculo para uma boca aberta e feliz. As sobrancelhas curvam-se para cima e os olhos fechados são dois arcos. (A)

Frustrado: Desenhar dois pequenos arcos para olhos fechados, sobrancelhas inclinadas em forma de V e acrescentar um rabisco para a boca. (B)

Irritado: Sobrancelhas oblíquas e grossas em forma de V. Desenhe um retângulo para uma boca e uma linha horizontal para mostrar os dentes parcialmente cerrados. (C)

Triste/preocupado: Desenhe sobrancelhas inclinadas para cima, mostrando preocupação. Desenhe os olhos como dois pequenos arcos e acrescente lágrimas. (D)

Assustado: Desenhar os olhos bem abertos e um grande círculo para uma boca ofegante. (E)

Desenho do corpo

O TORSO

Um corpo pode ser criado usando uma série de triângulos, cilindros, cilindros cônicos e ovais. Comece com dois triângulos que se sobrepõem nas extremidades pontiagudas. Traçar um terceiro triângulo apontando para baixo, apoiado no ponto do triângulo superior. Deverá ter aproximadamente a metade do tamanho dos dois primeiros triângulos. Juntos esses três triângulos são a base para o tronco e os quadris. (A) Para figuras masculinas, usar formas mais largas e pesadas. Os homens têm ombros largos e quadris estreitos (B), enquanto as mulheres têm ombros estreitos e quadris mais largos.

DESENHANDO AS MÃOS

A palma da mão, ou base da mão, pode ser desenhada com um trapézio. Adicione cilindros cônicos para criar dedos e um polegar.

O PESCOÇO E A CABEÇA

Desenhe um pequeno cilindro para o pescoço e depois acrescente a cabeça.

BRAÇOS

Desenhe uma oval em cada canto do triângulo superior para os ombros. Adicionar braços desenhando dois cilindros cônicos, um abaixo do outro. Deixe um espaço entre eles e desenhe uma oval para representar o cotovelo. O pulso deve terminar na ponta inferior do triângulo mais baixo. Adicionar uma pequena oval na parte inferior do braço para um pulso. Adicionar a mão.

PERNAS E PÉS

As pernas são moldadas com cilindros cônicos e uma oval para o joelho. (O joelho deve sobrepor o cilindro superior.) Desenhe uma pequena oval para o tornozelo e um triângulo para o pé.

Corpos em movimento

O corpo é um sistema ágil. Ele não tem uma posição rígida natural. Estes desenhos são exemplos de corpos em movimento. Nestes esboços, observe que algumas das formas subjacentes ainda são visíveis e mostram como elas se relacionam umas com as outras ao se moverem. Linhas mais curtas indicam um alcance menor de movimento. (A) Mostram impacto por linhas curtas saindo do ponto de contato. (B) Envolver linhas ao redor do corpo para indicar que um personagem está se movimentando. (C)

Dica Útil

Use um stencil para criar linhas de movimento, impulso, velocidade, direção, excitação e energia. Use linhas retas radiantes atrás de um personagem para mostrar a ação de uma pessoa correndo. Use as linhas curvas do stencil para mostrar a ação de um movimento oscilante.

Os princípios gerais de luz e sombra mostrados com formas simples na página anterior se aplicam às formas do corpo humano. Quando a fonte de luz está próxima a um objeto, as sombras feitas são escuras e duras. Quando a fonte de luz está mais distante, as sombras são mais claras e suaves.

Vestuário

Roupas e acessórios com minúsculos detalhes como arcos, capas, jóias e espadas personalizam e definem o personagem. Roupas de flacidez ou cabelos fluidos ajudam a mostrar movimento. (A) Repare como as fitas no adereço deste guerreiro dão a ilusão de que ele acabou de se mover. (B)

Luz e sombra

Luz e sombra fornecem dimensão aos objetos. Quando a luz bate em um objeto, ela cria destaques e sombras. Escolha um local para uma fonte de luz. Desenhe linhas de luz deste local até as bordas externas de um objeto. A superfície oposta à fonte de luz estará na sombra.