Bullet journal

Meu diário (planner)

Todos os dias somos confrontados com desafios e tarefas que podem ser superados com um pouco de estrutura e planejamento. Entretanto, nossos companheiros habituais são calendários sobrecarregados, inúmeras listas de afazeres, notas e pedaços soltos de papel. Usando um bullet journal ou planner, você será capaz de combinar todos os seus horários, tarefas e listas em um só lugar. Isto também permite que você se divirta organizando e acrescentando um pouco de criatividade à sua vida diária. Com este instrumento, você será capaz de transformar todos os seus compromissos, projetos e ideias em uma conveniente peça de arte.

O que é um Bullet Journal?

A função de um bullet journal é criar um calendário com espaço suficiente para anotar seus compromissos, listas, pensamentos e inspirações. Este sistema de organização altamente flexível foi criado pelo designer gráfico Ryder Carroll, sediado em Nova York. Seu objetivo era criar um diário sem regras que tivesse espaço suficiente.
Como cada pessoa está conectada de forma diferente, o sistema de organização deve ser projetado de acordo com as preferências e interesses da própria pessoa. Adaptando às necessidades no trabalho, na escola, na universidade ou durante a recreação, o bullet journal o ajuda a estruturar sua vida cotidiana para que não esqueça ou perca nada. O sistema combina um calendário, listas de afazeres e notas importantes em um só lugar, enquanto fornece espaço para tópicos individuais, tais como reflexões semanais, pensamentos, citações, fotos, decorações e muito mais!

Terminologia

  • Bullet: O chamado “bullet” é um símbolo ao qual são atribuídas certas propriedades. Os “bullets” são usadas para denotar tarefas e compromissos específicos em toda a revista (por exemplo, "O" é usado para representar um "compromisso").
  • Chave: Na chave (ou legenda), você atribui uma função a cada bullet ou símbolo e cria uma lista de chaves etiquetadas. Isto permite que você encontre tópicos específicos rapidamente. As cores também podem ser usadas como chaves (por exemplo, marcação de compromissos importantes em vermelho).
  • Índice: O índice o ajudará a manter uma visão geral de todos os tópicos que você definiu, fornecendo-lhe o número da página. O índice tem que ser atualizado regularmente.
  • Rastreador: Tudo o que você deseja registrar regularmente cairá sob o termo "rastreador". Isto permite analisar coisas como seus hábitos alimentares (rastreador de alimentos), ciclo do sono (rastreador de sono) ou atividades esportivas (rastreador de esportes).
  • Diário de bordo: O diário de bordo é o calendário do seu diário. Ele mostra todos os próximos compromissos, eventos e tarefas que você tem em um determinado dia. Futuros diários de bordo, diários mensais e semanais também são frequentemente utilizados.
  • Coleções: As coleções são páginas desenhadas individualmente. Por exemplo, uma página pode ser deixada em branco após cada diário semanal para criar espaço para listas e lembretes.

Materiais

  • Caderno de anotações: Quer seja um caderno com linhas, grades, páginas em branco ou pontilhadas, o tipo de caderno que usará depende completamente de você. Escolha o que for mais conveniente. Os números das páginas do livro são muito importantes para o índice. No entanto, você mesmo pode adicioná-los, se necessário.
  • Régua: Uma régua é muito útil para criar registros, se você quiser que seu calendário tenha um aspecto limpo e arrumado. Decorações geométricas também são ótimas para dar um pouco de estilo.
  • Lápis e borracha: Se você ainda não se sente confiante o suficiente para escrever na revista usando canetas permanentes, você pode começar desenhando com um lápis fino e depois esfregar as marcas dos lápis mais tarde. Isto definitivamente ajudará você a conseguir até mesmo o mais intrincado desenho de página.
  • Fine Pens e canetinhas: As fine pens são essenciais - especialmente para bullets e chaves. Você pode usar fine pens de todos os tipos de cores. Isto permite criar facilmente linhas finas, letras e esboços a fim de dar um toque pessoal ao seu diário.
  • Canetas trilux: As canetas trilux são ótimas para desenhos rápidos, tais como revisão semanal visualizada e lembretes em páginas vazias. Você também pode rápida e facilmente desenhar suas ideias e inspirações no livro enquanto estiver em movimento.
  • Textliners: Os textliners coloridos são especialmente ótimos para destacar eventos importantes em diferentes cores. Você também pode fazer desenhos em forma de esboço e escrever com diferentes larguras de traços para criar variedade.
  • Canetas Pincel: As canetas ponta pincel são úteis para decorar o diário com folhetos - quer sejam rabiscos ou títulos - tudo deve ser capaz de parecer atraente. Com a ajuda da ponta flexível do pincel, um efeito caligráfico pode ser criado usando a técnica de aplicar leve pressão sobre o papel durante uma pincelada para cima e mais pressão sobre a caneta durante uma pincelada para baixo.
  • Lápis coloridos: Lápis coloridos podem ser usados para fazer decorações e elementos coloridos parecerem ainda mais excitantes. As cores brilhantes são úteis para desenhar, colorir e criar modelos abstratos.

Estrutura

O índice

1. Considere como você deseja estruturar seu diário e suas chaves para a maior conveniência possível. Agora deixe as primeiras 4-5 páginas da sua agenda vazias para que você possa expandir o índice quando algo novo for acrescentado. Você pode começar usando um lápis, se desejar.

2. Você pode reservar a página após a tabela de conteúdo da legenda, seguida, por exemplo, do futuro registro, do registro mensal e do registro semanal, e talvez até mesmo do registro diário. O diário de bordo semanal ou, se desejar, manter o diário durante o resto do caderno; portanto, deixe uma ou mais páginas em cada semana vazias para coisas criativas. Você pode então anotá-las adequadamente no índice.

3. O índice está em constante mudança e sendo construído à medida que o conteúdo é adicionado ao livro. Portanto, sempre escreva os tópicos primeiro seguidos pelos números das páginas para evitar erros. Mantenha sempre o índice atualizado para que você possa recuperar informações importantes rapidamente sem ter que navegar pelo livro. Para dar um toque pessoal a seu índice, você pode embelezá-lo com detalhes decorativos, molduras e banners.

A legenda

1. Você precisará de 1-2 páginas logo após o índice para a legenda. Isso o ajuda a organizar melhor e a encontrar mais facilmente seus compromissos e anotações. Primeiro defina suas chaves: cada símbolo ou cor deve significar algo diferente.
2. Por exemplo, você pode usar um bullet para compromissos de trabalho que é diferente daquele que usa para eventos pessoais ou sociais. Um pequeno ponto de exclamação ao lado de uma palavra pode ajudá-lo a lembrar que ela diz respeito a algo importante. Da mesma forma, as cores também podem ser usadas para diferenciar os compromissos ou pensamentos.
3. Agora desenhe os bullets, marcadores e chaves de cores abaixo do título de seu tópico na página em branco e escreva a descrição correspondente. Desenhe e decore a página de acordo com o conteúdo de seu coração

Calendários

1. Pense em como você gostaria de projetar seu futuro diário de bordo para que ele lhe forneça uma visão geral aproximada de sua agenda. No início, use um lápis para desenhar registros mensais concisos e esqueléticos e deixe um pouco de espaço para quaisquer acréscimos.
2. O registro mensal é um pouco mais detalhado. Para programação detalhada de cada dia em um mês, crie uma pequena caixa na qual você poderá trabalhar com chaves e abreviações mais tarde. Reserve uma ou duas páginas para um único mês.
3. Você sempre pode reestruturar um diário de bordo semanal para a semana seguinte. Deixe espaço suficiente para cada dia de modo que você possa capturar todos os compromissos em bullet points. Você pode deixar uma página vazia para cada semana para escrever lembretes pessoais, listas de afazeres e rastreadores. Se você tiver uma semana agitada chegando, você pode até mesmo mudar para criar um diário de bordo. Reserve de uma a duas páginas para cada dia e você poderá colocar tudo o que quiser nas páginas.

PDF para Download