Aviso contra sites on-line fraudulentos com supostas ofertas da Faber-Castell. Você pode encontrar mais informações aqui

Técnicas básicas com Caneta Aquarelável Albrecht Dürer

O novo marcador de aquarela Albrecht Dürer artists’ é a definição moderna de pintura em aquarela: um instrumento de desenho de alta qualidade que suporta esboços espontâneos e pintura em aquarela. A tinta à base de água está sempre pronta e pode ser usada de forma excelente com água. Qualidade é a nossa máxima. Portanto, o marcador de aquarela artists’ se destaca por sua alta pigmentação e alta resistência à luz. As cores seguem o sistema de cores da Faber-Castell e, portanto, podem ser combinadas de forma confiável com outros lápis de artista da Faber-Castell. A versatilidade do marcador de aquarela Albrecht Dürer convence principalmente em suas viagens. Quem gosta de capturar impressões enquanto está na estrada usará essa caneta com prazer. Duas pontas – - uma ponta de pincel e uma ponta de fibra – - oferecem ao artista flexibilidade em seu estilo pessoal de desenho. A tinta confere aos desenhos e esboços preliminares uma alta dinâmica que é intensificada pela pintura com água.

As canetas artísticas aquareláveis Albrecht Dürer são a definição moderna de pintura aquarelada: uma alta qualidade em instrumento de desenho que suporta de esboços a pintura em aquarelas. A tinta à base de água está sempre pronta para execução e é perfeita para técnicas de aquarela.

A qualidade é nossa prioridade. Portanto, as canetas artísticas aquareláveis se destacam por sua alta pigmentação e alta luminosidade. As cores seguem o sistema Faber-Castell de cores e, portanto, são confiáveis e combináveis com outros lápis das linhas artísticas da Faber-Castell. A versatilidade da linha Albrecht Dürer facilita a vida daqueles que gostam de pintar em suas viagens. Quem gosta de captar impressões enquanto estiver na estrada consegue transportar com facilitada. Duas pontas em uma só caneta - um bico de pincel e uma ponta de fibra - oferece ao artista flexibilidade no estilo de desenho. A tinta empresta ao desenhos e esboços um alto desempenho que pode ser intensificada através da pintura de técnicas de aquarela.

 

O papel correto

Os bons resultados dos desenhos também dependem do papel que está sendo utilizado. Para um resultado ideal, nós recomendamos papel aquarelado de Canson Montval (300g/sqm - granulado fino) e Hahnemühle Fine Art Britannia (300g/qm prensado a quente). Estes papéis para aquarela suportam a solubilidade da água da tinta. As almofadas de aquarela têm bordas coladas que permite que o papel seja alisado. Individual as folhas devem ser fixadas em uma base antes de pintar com aquarelas. Quanto mais alta a gramatura de um pedaço de papel melhor a planicidade para a pintura com aquarelas. A linha artística aquarelável de Albrecht Dürer não vaza através desse tipo de papel, assim, ambos os lados do papel de um caderno são utilizáveis.

Mistura de cores sem água

Mistura de cores

As camadas de cores secam uma sobre a outra e produz misturas de cores com bordas e formas nítidas. A transparência da tinta permite que superfícies de cores em camadas brilhem criando uma mistura extravagante de tons de cor. Dependendo da ordem em que são sobrepostas, cores diferentes podem ser criadas. Assim, o amarelo sobre azul produz algo diferente do azul sobre amarelo.
Mistura de cores com água
Com pincel e água as camadas podem se misturam. As bordas e linhas do desenho se misturam quando são pintadas de aquarela e deixam as superfícies pitorescas com uma aparência típica dessa técnica.
Dissolver as cores em papel separado
Ao fazer a aquarela, é possível que uma cor não tenha a intensidade ou profundidade que se desejaria. Isso não é problema, porque uma cor extra pode ser rapidamente dissolvida em um pedaço separado de papel e  facilmente adicionada enquanto  a superfície ainda estiver úmida.

Dica

Se o bico estiver sujo ou com resíduos de outras cores, ele pode ser facilmente limpo com uma toalha de papel.
Escotilhas cruzadas

Hatching

A intensidade da luz nos objetos podem ser artisticamente definidos aplicando-se técnicas de hatching ou linhas. A força da linha, a distância entre elas, a direção e a dinâmica determinam a aparência. Quanto mais próximo as linhas são umas das outras mais escuro e mais intenso será o efeito da cor.

Para técnicas de cross-hatching as linhas (hachuras) são sobrepostos em diferentes ângulos. Vários tons e sombras mistos são definidos pela espessura, cor e cromacidade do cross-hatching (hachuras cruzadas).

Escotilhas formativas
As linhas formativas assumem o contorno individual do objeto; ou seja, as linhas correm paralelas a ele.
Gradientes de cor

Técnicas de aquarela

As canetas de aquarela Albrecht Dürer dão ao artista a liberdade de usar qualquer técnicas de aquarela disponível. Os pigmentos de tinta se dissolvem, espalham e se encaixam perfeitamente transformando rapidamente superfícies e linhas em imagens de aquarela impressionantes.

Aplicando duas cores em áreas adjacentes a um ao outro e depois misturando as duas áreas com um pincel molhado no meio produz padrões e cores mistas brilhantes.

Garrafa de nebulização
Efeitos interessantes são criados ao pulverizar um desenho com água de um borrifador. As cores se dissolvem e proporcionam espontaneidade imediata e vitalidade a pintura.
Dissolver a cor seca
Os adoráveis efeitos de aquarela também podem ser produzido utilizando um pincel úmido para redissolver suavemente cores que já secaram.
Glaze
Aqui, várias camadas finas de cor são colocadas umas sobre as outra. Cada camada de cor aplicado deve secar antes de sobrepor-se com a próxima cor. Como as aquarelas são transparente, a mistura de cores sobrepostas criam novas cores. Pintura com o efeito "glaze" criam cores camadas com cores diferentes e dão profundidade.

Molhado em molhado

Todo pintor de aquarela conhece e ama esta técnica de pintura. Primeiro o papel é bem umedecido com água limpa. Os pigmentos coloridos são dissolvidos sobre o papel e imediatamente eles se espalham através da superfície molhada..
Técnica do sal
A técnica do sal proporciona texturas maravilhosas. Aspergido em uma pintura molhado, o sal grosso absorve intensamente a água e a cor e é facilmente removido após secagem completa.
Cores parcialmente desfocadas

Técnicas especiais com Water-Brush

O pincel para aquarela Water-Brush da Faber-Castell é a companhia perfeita para as canetas artísticas aquareláveis, ajudando a realizar todas as técnicas descritas e perfeito levar em viagens. Além disso, pinturas podem se tornar mais interessantes com diversas outras técnicas.

Um visual muito interessante pode ser criado misturando tinta não dissolvida e dissolvida. A cor parcialmente liquefeita pode ser desfocada com o pincel Water-Brush e empresta a pintura uma dinâmica especial.

Técnica do pincel seca (Granulação)

A tinta é aplicada superficialmente usando um pincel quase seco, os pigmentos permanecem na parte mais elevada da textura do papel. Uma superfície de papel com bastante textura é imprescindível para esta técnica.
Técnica de raspagem
Com o lado em forma de "V" da tampa, a tinta dissolvida pode ser movimentada facilmente sobre o papel para criar estruturas como com uma faca de pintura.
Técnica de raspagem
As ranhuras integradas na tampa são perfeitas para efeitos criativos: O papel úmido pode ser marcado para adicionar destaques na pintura como linhas.

Mascaramento

Um fluido de mascaramento protege as áreas que devem permanecer da mesma cor que o papel utilizado. Usando um pincel, ele deve ser aplicado logo no início, nas partes da folha que devem ser protegidas (mascaradas) e  depois colocadas para secar. Depois de desenhar e pintar,  remova  cuidadosamente o fluido de mascaramento com o dedo, uma vez que a pintura esteja seca.

As lojas de fornecimento de arte oferecem líquido de mascaramento branco e azul. A diferença está apenas na melhor visibilidade das superfícies mascaradas. É, portanto, uma questão de puro gosto quanto à cor de mascaramento que o artista prefere.

Caneta Pitt Artist

Meios mistos

Combinando as canetas artísticas aquareláveis Albrecht Dürer  a outras pinturas e desenhos, surgem incríveis composições.

A caneta de tinta nanquim resistente à luz Pitt Artist Pen é perfeita para definir linhas claras e tons em aquarelas secas. Como a tinta é à prova d'água, os esboços preparados com a Caneta Pitt Artist permanecem nítidos na pintura em aquarela subsequente. O fineliner Pitt Artist Pen em diferentes tamanhos de ponta e o pincel Pitt Artist Pen com sua ponta de pincel flexível enriquecem o estilo de desenho de qualquer artista.

Castell 9000 Lápis de grafite
Pinturas aquareladas combinados com os lápis de grafite impressionam com sua classe. O desenho empresta a imagem aquarelada elegância e sutileza quando aplicado sobre uma aquarela seca.